Bônus
Veja o vídeo abaixo:
"Não, a pintura não está feita para decorar casas. Ela é uma arma de ataque e defesa contra o inimigo." (Pablo Picasso)
Obra em tela pintada a óleo - pintado por Pablo Picasso em 1937 por ocasião da Exposição Internacional de Paris. Foi exposto no pavilhão da República Espanhola.
COMENTE / ESCREVA O CONTEXTO HISTÓRICO DA OBRA DE PABLO PICASSO, CITANDO OS SIGNIFICADOS DAS IMAGENS.
Veja os vídeos abaixo:
COMENTE / ESCREVA SOBRE AS "RAZÕES" QUE LEVARAM A CRIAÇÃO DOS GUETOS E DOS CAMPOS DE CONCENTRAÇÃO.
Os comentários podem ser feitos juntos ou separados... Não esqueça: NOME e TURMA.
72 comentários:
cpmg pmvr aluno:micael se paula sano 9G Guernica um quadro pintado por Pablo Picasso em 1937.
É um quadro que representa o bombadeio por aviões alemães de uma pequena cidade espanhola chamada ( Guernica) durante a Guerra Civil Espanhola ( um conflito bélico (guerra) após um fracassado golpe de estado de um setor do exercito contra o governo legal e democrático.
2video Władysław Szpilman, um famoso pianista judeu-polonês que trabalha na rádio de Varsóvia, vê seu mundo ruir com o começo da Segunda Guerra Mundial e a Invasão da Polônia em 1 de setembro de 1939. Após a estação de rádio ser bombardeada pelos alemães, Szpilman vai para casa e descobre que o Reino Unido e a França declararam guerra contra a Alemanha Nazista. Ele e sua família se alegram achando que a guerra vai acabar logo.
Quando a SS assume o controle de Varsóvia após a saída da Wehrmacht, as condições de vida da população judia rapidamente se deterioram e seus direitos são gradualmente retirados: primeiro eles limitam a quantidade de dinheiro para cada família, depois eles devem usar faixas nos braços com a Estrela de Davi para serem identificados e, eventualmente, no Dia das Bruxas de 1940, eles são forçados a ir para o Gueto de Varsóvia. Lá eles enfrentam a fome, perseguição, humilhação e o medo sempre presente de morte e tortura. Os nazistas ficam cada vez mais sadistas e as famílias presenciam muitos horrores infligidos a outros judeus.
3video O Menino do Pijama Listrado se passa em 1940 e tem início quando um menino de oito anos, Bruno, recebe a notícia de que terá que deixar sua confortável casa em Berlim e se mudar com a família para um lugar isolado, no campo. O motivo é a promoção de seu pai, um oficial nazista, que para ele é apenas um soldado. Bruno mora no que considera a casa perfeita, vai à escola, tem amigos e tudo que pode pedir. Uma mudança não estava nos planos do garoto que pretende ser explorador.
Logo que chega à nova casa, pela janela de seu quarto, consegue avistar uma grande fazenda, onde adultos e crianças passam o dia todo vestidos com pijamas listrados. Essa fazenda que ele avista do quarto passa a ser a possibilidade que ele tem de alterar a rotina solitária do lugar e arranjar alguém para brincar. No lugar não tem nada para fazer.
Bruno pergunta à mãe sobre as pessoas estranhas da fazenda, que andam sempre de “pijamas listrados” e é proibido de ir lá, mas seu instinto explorador fala mais alto e o garoto “descobre” um caminho. E lá ele conhece Shmuel, que também tem oito anos, mas vive do outro lado da cerca e forma uma improvável amizade com o menino judeu. Bruno não sabe o porquê de o garoto estar lá.
os campos de concentração foram utilizados como estratégia de domínio de grupos étnicos, dissidentes políticos e das diversas minorias indesejáveis ao Estado. Criados desde os primeiros dias do regime nazista ,o primeiro foi Dachau, em 1933, neles ingressavam compulsoriamente os judeus, ciganos, políticos oposicionistas, especialmente anarquistas e comunistas, minorias religiosas como Testemunhas de Jeová e homossexuais, todos expostos a tratamento desumano, trabalhos extenuantes, experiências médicas bizarras, e, em último caso, execução nas câmaras de gás ali presentes.
um gueto é um bairro de uma cidade onde vivem os membros de uma etnia ou outro grupo minoritário, frequentemente devido a injunções, pressões ou circunstâncias econômicas ou sociais. Por extensão, designa todo estilo de vida ou tipo de existência resultante de tratamento discriminatório.
O termo gueto é um exemplo de como as palavras, em sua viagem pelo tempo, às vezes resultam em um significado inteiramente distinto do seu sentido original. Gueto provém do latim 'jacere' (atirar), que é a raiz de palavras como 'projeto', 'injetar', 'adjetivo' e 'jato'. A palavra veneziana 'getto' era o nome de uma ilha onde existia uma fundição que fabricava peças para a artilharia da cidade. Mais tarde, quando os judeus de Veneza foram obrigados a viver nesta ilha, fugindo de perseguições, o local passou a designar uma zona isolada onde vivia um povo confinado.
Na história recente, o gueto de Varsóvia ficou famoso pela resistência que ofereceu à dominação nazista durante a Segunda Guerra Mundial, tendo sido praticamente destruído pelas tropas invasoras.
Aluno: Marcos Gonçalves
Série: 9° Turma: B
Os Guetos foram criados pelos nazistas com o principal objetivo de separar os Judeus e outra raças, ou seja, os Guetos eram lugares em cidades, onde os Judeus eram isolados do restante da população, serviam como medida provisória , logo alguns Judeus seriam exterminados ali mesmo nos Guetos, outros iriam mais tarde para os campos de concentração, e lá seriam mortos ou fariam um trabalho forçado, os Campos de Concentração seria de certa forma apenas para exterminar os Judeus,Negros,Homossexuais,Ciganos e minorias, ou utiliza-los como experimento, ou mão de obra escrava.
Aluna: Andressa Oliveira de Moura
Série/turma: 9º ano /C
*Obra de Picasso e a relação com o contexto
Pablo Picasso quis mostrar em sua obra: Guernica, ele produziu-a com o intuito de chocar as pessoas, e mostrar sua revolta em relação ao bombardeio nazista ocorrido na Cidade espanhola de Guernica . Este ataque resultou na morte de muitos inocentes, dentre eles mulheres, crianças e trabalhadores civis. Na obra há representação de corpos no chão, pessoas desesperadas, animais contorcidos. As cores representam a tristeza: o preto, branco e cinza que mostra o lado sombrio da guerra. É essa a relação da obra com a guerra.
*Vídeos: motivos da criação dos guetos e dos campos de concentração
Os motivos pelos quais os guetos foram criados: é porque durante a segunda guerra mundial, os guetos eram regiões urbanas cercadas, onde os alemães concentravam os judeus. Os alemães criaram os guetos, pois eles consideravam que lá, era um local de medida provisória de controle e de segregação dos judeus enquanto os nazistas em discutiam opções de como concretizar a remoção daquela população. Então eles criaram os campos de extermínio para que os assassinatos fossem mais eficazes.
OBS.: Os campos de concentração serviam principalmente como centros de detenção e de trabalho forçado.
Aluno: Marcos Vinícius Gonçalves
Série: 9° Turma: B
Os Guetos foram criados pelos nazistas com o principal objetivo de separar os Judeus e outra raças, ou seja, os Guetos eram lugares em cidades, onde os Judeus eram isolados do restante da população, serviam como medida provisória , logo alguns Judeus seriam exterminados ali mesmo nos Guetos, outros iriam mais tarde para os campos de concentração, e lá seriam mortos ou fariam um trabalho forçado, os Campos de Concentração seria de certa forma apenas para exterminar os Judeus,Negros,Homossexuais,Ciganos e minorias, ou utiliza-los como experimento, ou mão de obra escrava.
Nathan Rodrigues 9°D N°:31
GUERNICA
Guernica,obra de Pablo Picasso que representa os horrores do ataque nazista à cidade basca.
Em 26 de abril de 1937,uma unidade de Força Aérea da Alemanha bombardeou impiedosamente a cidade de Guernica,ao norte da Espanha,matando um grande número de civis.O objetivo dos militares alemães era fazer um cálculo da quantidade de explosivos necessária para aniquilar uma cidade.As imagens representam a maldade dos militares nesse ataque corpos destroçados,um braço com uma espada quebrada,a bomba na boca do cavalo dá a ideia de que nem os animais escaparam,pessoas com expressão de sofrimento,um homem com uma vela que representa uma luz,uma esperança de aquilo acabe logo,um sol com uma lampada como uma luz tambem representada.
GUETOS
Os guetos foram criados para que os Judeus e as outras pessoas não consideradas "Alemãs" por Hitler,ficassem afastadas das outras pessoas,um lugar onde não ficavam por muito tempo,um lugar apertado onde tinham que morar muitas pessoas juntas,depois de sair desses guetos as pessoas iam para campos de concentração.Esses campos de concentração foram criados para que fossem eliminadas pessoas,para q fossem realizados testes de novas tecnologias e campos de trabalho.Essas pessoas estavam expostas a mortes,poderiam servir de cobaia para testes ou poderiam trabalha até não aguentarem mais (morrerem),nisso essas pessoas estavam sujeitas a diversas doenças,às vezes tomavam banho,e às vezes era cortado o cabelo dessas pessoas para diminuir as chances de contrair uma doença.
CPMG-PMVR Jaqueline Martins Coelho nº19 9ªE
1ºGuernica foi bombardeada pelos nazistas em 26 de abril de 1937, durante a Guerra Civil Espanhola, o que inspirou Pablo Picasso na sua famosa obra "Guernica". Picasso pintou esse quadro para retratar o estado de Guernica após o bombardeio: restos de pessoas espalhados por todos os lugares. Diz-se que durante uma exposição um oficial nazista indagou a Picasso: «Foi você quem fez isso?», ao que ele respondeu: «Não, foram vocês que fizeram».
2ºO pianista polonês Wladyslaw Szpilman (Adrien Brody) interpretava peças clássicas em uma rádio de Varsóvia quando as primeiras bombas caíram sobre a cidade, em 1939. Com a invasão alemã e o início da 2ª Guerra Mundial, começaram também restrições aos judeus poloneses pelos nazistas. Inspirado nas memórias do pianista, o filme mostra o surgimento do Gueto de Varsóvia, quando os alemães construíram muros para encerrar os judeus em algumas áreas, e acompanha a perseguição que levou à captura e envio da família de Szpilman para os campos de concentração. Wladyslaw é o único que consegue fugir e é obrigado a se refugiar em prédios abandonados espalhados pela cidade, até que o pesadelo da guerra acabe.
3ºAlemanha, Segunda Guerra Mundial. O menino Bruno, de 8 anos, é filho de um oficial nazista que assume um cargo importante em um campo de concentração. Sem saber realmente o que seu pai faz, ele deixa Berlim e se muda com ele e a mãe para uma área isolada, onde não há muito o que fazer para uma criança com a idade dele. Os problemas começam quando ele decide explorar o local e acaba conhecendo Shmuel , um garoto de idade parecida, que vive usando um pijama listrado e está sempre do outro lado de uma cerca eletrificada. A amizade cresce entre os dois e Bruno passa, cada vez mais, a visitá-lo, tornando essa relação mais perigosa do que eles imaginam.
4°Gueto é um bairro ou região de uma cidade onde vivem os membros de uma etnia ou qualquer outro grupo minoritário, frequentemente devido a injunções, pressões ou circunstâncias econômicas ou sociais. Por extensão, designa todo estilo de vida ou tipo de existência resultante de tratamento discriminatório.
Antes de começar a guerra em 1939, os nazistas estabeleceram campos de concentração para aprisionar judeus e outras vítimas do preconceito étnico e racial. Durante os anos de guerra, o nazistas e seus colaboradores criaram os guetos , que eram os acampamentos de trânsito, para depois darem fim à vítimas nos campos de concentração e centros de eutanásia.
Ao expulsarem os judeus de seus lares para reuní-los presos em guetos, aproveitaram para tomar-lhes os bens materiais, que variavam desde pequenas jóias até o confisco de seus imóveis. Na verdade, este foi o verdadeiro motivo que moveu o nazismo em seu ódio maior contra judeus, já que os judeus sempre foram trabalhadores produtivos e prósperos em sua maioria, talvez mais do que outros grupos étnicos, fazendo deles excelentes candidatos a "doadores" forçados.
Como a europa passava por uma crise, o nazismo se fez perfeito para utilizar os judeus como bodes-espiatórios para alvos de perseguição com o intuito de confiscar-lhes os bens materiais para fortalecer o Estado e, principalmente, aumentar a riqueza pessoal de seus líderes. O resto, foram desculpas armadas sob medida e fabricação de dossiês que fizessem os judeus culpados de alguma coisa. Saiu uma obra com o tamanho exato para o motivo que Hitler estava procurando para tirar todas as riquezas do povo judeu da Alemanha e dos países vizinhos. E ele não economizou esforços para utilizar esta obra-fantasia como motivo para o Holocausto.
Depois da invasão da união soviética em junho 1941, Einsatzgruppen (unidades móveis de matança) realizaram assassinatos em massa em operações, principalmente, de caça aos judeus e dos opositores do partido nazista. Entre 1942 e 1944, o nazismo alemão deportou milhões de judeus dos territórios ocupados aos campos de concentração, onde os escravizavam, torturavam e assassinavam.
CPMG-PMVR Emilly Temoteo Silva 9ºC
A primeira guerra mundial(1939-1945)em 1939 na Alemanha surgiu o nazismo,liderado por Hitler e que pretendia expandir o território Alemão,desrespeitando o Tratado de Versalhes,inclusive reconquistando territórios perdidos na Primeira Guerra. Na Itália estava crescendo o Partido Fascista,liderado por Benito Mussolini,que se tornou o Duce da Itália,com poderes sem limites.
Tanto a Itália quanto a Alemanha passavam por uma grave crise econômica no início da década de 1930,com milhões de cidadãos sem emprego.Uma das soluções tomadas pelos governos fascistas destes países foi a industrialização, principalmente na criação de indústrias de armamentos e equipamentos bélicos(aviões de guerra,navios,tanques etc).
Na Ásia, o Japão também possuía fortes desejos de expandir seus domínios para territórios vizinhos e ilhas da região.Estes três países,com objetivos expansionistas,uniram-se e formaram o Eixo.Um acordo com fortes características militares e com planos de conquistas elaborados em comum acordo.
Com o final do conflito,em 1945,foi criada a ONU(Organização das Nações Unidas),cujo objetivo principal seria a manutenção da paz entre as nações.Inicia-se também um período conhecido como Guerra Fria, colocando agora,em lados opostos, Estados Unidos e União Soviética. Uma disputa geopolítica entre o capitalismo norte-americano e o socialismo soviético,onde ambos países buscavam ampliar suas áreas de influência sem entrar em conflitos armados.
CPMG-PMVR
Aluna:Kelly Rayane - 9ºA
#Obra de Pablo Picasso.
Esse quadro representa as tragédias que ocorreram do ataque nazista á cidade basca. Como aconteceu várias mortes, Pablo se inspirou-se nesse acontecimento e criou essa obra, que são as pessoas que morreram nesse massacre.
# Guetos.
Os guetos foi criada para o Judeus, para que esses judeus fossem afastadas das outras pessoas, ficavam em um lugar pequeno, apertado, aglomerado de pessoas, mas eles não ficavam por muito tempo, depois eles iam pro Campo de Concentração. Lá eles iriam pra fazer novos testes de trabalho, essas pessoas estavam a beira da morte, trabalhavam até não aguentarem mais ( morrerem)e todos cortavam os cabelos, ficavam nú e estavam sujeito a pegarem uma doença.
nome:karoliny soares 9b
os campos de concentraçao foram criados para separar a raça ariana das demais raças consideradas inferiores prncipalmente os judeus nesses campos eles eram torturados,trabalhavam ate a morte,os campos eram separados em 3tipos:
campo de exterminio:onde eles eram toturados ate a morte.
campo de consentraçao:onde trabalhavam ate a morte.
campo de experiencia: onde eles serviam como "cobaias"para novas experiencias,como remedios,anestesias e outros.
Os GUETOS era onde os judeus eram separados das demais raças ou seja la eles ficavam so isolados do resto das pessoas era tipo em pequenas cidades onde eles facavam era um lugar apertado sem nenhuma condiçao de vida onde as vezes eles eram mortos ali mesmo sem ir para os campos de concentraçao.
Júlia Almeida Miranda 9°D
Guernica
O quadro de Guernica retrata a cidade da espanha que foi bombardeada pelos alemães liderados por Adolf Hitler, na Guerra Civil Espanhola, no inicio da Segunda Guerra Mundial. Hitler usou da cidade para testar as novas tecnologias de armamento, fazendo com que a cidade se tornasse um campo de experimentos. Picasso retrata também a morte de pessoas, animais, do resultado das cidades, que depois desse episódio se tornou um verdadeiro terror.
Guetos e Campos de Concentração
Os Guetos e Campos de concentração, eram lugares onde judeus, e qualquer pessoa que não fosse da raça ariana, estavam para serem mortos, levados para trabalhos forçados, ou para serem usados como cobaias vivas em experimentos. Os Guetos tinham estremas precariedades, onde a cena da morte se tornava comum, pessoas morriam de fome, frio, de doenças onde eram contraidas fácilmente, e onde os banhos coletivos foram usados para tentar diminuir esses surtos. Hitler usava de vários artefatos para causar a morte dessas pessoas, como a camâra de gás e o metralhamento. E o simples objetivo de Hitler era apenas acabar com a raça "inferior" a raça ariana.
Pablo Picasso fez essa obra pra falar sobre o massacre que ocorreu na Guerra Civil espanhola, cada coisa nesta pintura significa algo, a mulher chorando pela morte de seu filho, partes de animais, partes de pessoas tudo significa que teve uma grande quantidade de mortos e muitos destroços no local. A espada com a flor significa a esperança dos espanhóis em tudo que ocorria naquela guerra, e o olho com a lâmpada brilhando no meio simboliza os ideais espanhóis, que mesmo com tudo aquilo eles continuavam de pé.
Os guetos foram criados para separar os judeus dos alemães nas cidades alemãs, os judeus eram os maiores donos das indústrias então Hitler ordenou que separasse os dois dentro das cidades, os campos de concentração foram criados três por Hitler, os de trabalho, de extermínio e de testes, ele criou estes campos para um objetivo específico que era matar os judeus, porém fazia isso de três formas diferentes.
Aluno: Arthur Teixeira dos Santos 06 Turma: 9ºE
Jônata dos Santos 9 D
Guernica - O quadro de Pablo Picasso esta obra universal traz em si o impacto provocado por todo e qualquer confronto bélico, não só o vivenciado pelos habitantes de Guernica, destruída pela mortífera aviação alemã comandada pelo nazista Adolf Hitler, aliado do ditador espanhol Francisco Franco.
Campos de concentração – Esses campos eram criados para separar os judeus porque o nazista Adolf Hitler queria criar uma sociedade pura uma sociedade sem misturas de raças.
NO PRIMEIRO VIDEO REPRESENTA UMA GUERRA QUE ACONTECEU EM GUERNICA NA ESPANHA E QUE FOI BOMBARDEADA PELOS NAZISTAS NO ANO DE 1937 POR CAUSA DA QUERRA CIVIL ESPONHOLA MATANDO CENTENAS DE PESSOAS POR ISSO QUE O PINTOR PABLO PICASSSO RESOVEL FAZER UM QUADRO RETRATANDO ESSE EPISODIO DEZASTROZO NO SEGUNDO VIDEO O PIANISTA ENTERPRETA PEÇAS RARAS DO RADIO QUANDO UM BOMBARDEIO COMEÇA A CAI SOBRE A CIDADE E COMEÇA AI TANBEM A EXCLUSÃO DOS JUDEOS E TAMBEM OS CAMPOS DE CONCENTRAÇÃO TANBEM CONHECIDOS COMO QUETOS NO TERCEIRO VIDEO MOSTRA UM MENINO QUE ERA FILHO DE UM OFICIAL E QUE FEZ AMIZADE COM UM JUDEOS SÕ QUE ELE NÃO IMAGINAVA QUE NA VERDADE ELES ERAM INIMIGOS E QUE O AMIGO DELE ESTAVA EM UM CAMPO DE CONCENTRAÇÃO CONHECIDOS TANBEM COMO QUETOS OS QUETOS FORAM ONDE OS NAZISTAS COMEÇARAM A QUIAR MUROS PARA ENZOLAR OS JUDEOS PORQUE OS NAZISTAS SE ACHAVAM A RAÇA SUPERIOR E NÃO PODIA SE MISTURA COM A RAÇA ENFERIOR E QUANDO OS JUDEOS IAM PARA OS QUETOS DE UMA FORMA OU DE OUTRA ELES IAM MORRE OU ENTÃO SAGRIFICADOS SERAFIM MARTINS DA CUNHA FILHO 9A
Joyce Cristhyna 9D
GUERNICA
E uma obra pintada por Pablo Picasso em 1937 que representa os ataques de bombardeio a cidade de basca .
AS forças aéreas Alemã bombardearam a cidade de Guernica para medir quanto de armamento nuclear era necessário para destruir uma cidade.
Na pintura de Picasso ele representou o desespero da população com partes de seus corpos espalhados pela cidade,restos de animais misturado com de humanos ,corpos totalmente desfigurados ,também uma espada em uma mão decapitada representando a esperança do povo em lutar por sua vida, uma bomba saindo da boca do cavalo representando um ataque desnecessário e sem piedade,no centro da pintura ha uma luz que demonstra a esperança das pessoas em ter uma chance de vencer a luta.
GUETOS
Eram campos de concentração criados por Hitler para exterminar as raças inferiores que ele denominava ser os judeus .
E eles isolaram uma cidade inteira construirão muros altos e perseguiram todos os judeus e levaram obrigatoriamente ate a cidade.
Neste local que eram obrigados a ficar eles faziam trabalho escravo, morriam por falta de alimento, tomavam banhos coletivos para evitar a epidemia de doenças.Depois foram transferidos para campos fora da cidade,nesse período eles eram separados por grupos sendo eles:
Extermínio: eram levados para la mulheres, crianças, deficientes, velhos e pessoas sem condições de trabalho.
Trabalho:homens,mulheres e crianças aptas a trabalhar.
Experimentos:todo tipo de pessoas que tinham anomalias no corpo para serem estudadas.
Enfim quado foram descobertos puderam ver que milhares e milhares de pessoas morreram por este martilho.
a guernica retrata a 2 guerra onde muitas pessoas morreram e partes do corpo foram despedaçados ,ela mostra o sofrimento das pessoas . Picasso quis representar o sofrimento delas assim criando essa pintura foi criado em 1937.o segundo vídeo tentou mostra como a polônia sofreu com os ataques nazista ,os soldados mandava todos para um campo de concentração onde eram separados as funções ,e todos acabavam morrendo no final .o menino do pijama listrado tem como função mostra o jeito q as pessoas eram tratadas dentro do gueto ,onde perdiam tudo e não podia nem ficar com suas roupas ,e um grande sofrimento que o filho de um soldado pode presenciar o gueto tem como função aprisionar todas as pessoas que eram de outra religião sem ser a nazista ,a pintura de Picasso foi feita durante a guerra e foi usada como uma arma 9c, .aluna:williany
a guernica retrata a 2 guerra onde muitas pessoas morreram e partes do corpo foram despedaçados ,ela mostra o sofrimento das pessoas . Picasso quis representar o sofrimento delas assim criando essa pintura foi criado em 1937.o segundo vídeo tentou mostra como a polônia sofreu com os ataques nazista ,os soldados mandava todos para um campo de concentração onde eram separados as funções ,e todos acabavam morrendo no final .o menino do pijama listrado tem como função mostra o jeito q as pessoas eram tratadas dentro do gueto ,onde perdiam tudo e não podia nem ficar com suas roupas ,e um grande sofrimento que o filho de um soldado pode presenciar o gueto tem como função aprisionar todas as pessoas que eram de outra religião sem ser a nazista ,a pintura de Picasso foi feita durante a guerra e foi usada como uma arma 9c, .aluna:williany
Aluno:Erick Murilo
Serie:9ª G
Guernica
Guernica Foi Uma Obra De Pablo Picasso Que Foi Criada No Ano De 1937,Que Foi Uma Forma Basica De Representa O Massacre Sobe A Cidade De Guernica,Que Foi Feito Pela Força Aérea Da Alemanha Matando Um Grande Numero De Civis,Isso Tudo Para Poder Calcular A Quantidade Dde Bombas Necessaria Para Destruir Uma Cidade.
Campos De Concentração
O Gueto Foi Criado Com O Objetivo De Separa O Judeus Dentre Outras Raças,Ou Seja Os Guetos Tinha Varias Finalidades Como Campos De Trabalho Forçado Que La Era Separado Os Judeus Mais Fortes Para O Trabalho Forçado,Campos De Transição Não Estou Lembrado Para Que Este Servia,Eo Campo De Exterminio Que Servia Exclusivamente Para O Exterminio Em Massa De Judeus,Ciganos,Homossexuais Etc,Os Judeus Erão Obrigado A Usarem Crachás Ou Trajas Nos Braços Para Facilitar Sua Identificação
ALUNO:PAULO RODRIGUES DE MORAIS JÚNIOR
SÉRIE:9°E
NÚMERO:34
GUERNICA DE PABLO PICASSO
Picasso pintou essa obra (sua obra prima) após a destruição da cidade de Guernica, na Espanha, por um bombardeio nazista em 23 de abril de 1937. Picasso, que era espanhol, ficou extremamente chocado com o evento, que serviu de inspiração para sua obra.
A obra tem tamanho colossal (3,5 m de altura por mais de 7 m de largura), e representa a dor do momento do bombardeio. Podemos ver diversas figuras animais e humanas contorcidas em dor e agonia. Além de pessoas de bocas abertas, existe uma mãe que segura uma criança morta, e um cavalo, que com a língua em forma de faca, representa a brutalidade da guerra.
Pra mim o touro,erguido a esquerda para a frente,significa valor,orgulho;
Criança para baixo, significa súplica;
Ave que está pra cima, significa destruição;
Mão que está pra cima,significa estabilidade de um povo sobre o outro;
Bomba na boca de um touro,significa dizer como foi cruel;
Tem uma mãe segurando sua filha morta em seus braços,e com a cabeça para cima e com a boca aberta, com o sentido de pedir socorro;
Guernica você pode observar que usa só as cores preto e branco cores que representa tristeza,o terror da guerra.
GUETOS E CAMPOS DE CONCENTRAÇÃO
Antes de começar a guerra em 1939, os nazistas estabeleceram campos de concentração e guetos para aprisionar judeus e outras vítimas de preconceito étnico e racial.
Os quetos eram uma forma de aprisionar(ERAM EM BAIRROS ISOLADOS)as "raças inferiores", para depois levarem eles para campos de concentração para serem tipos cobaias de novas técnicas de trabalho e serem forçados a trabalhar.Os guetos eram uma casa que abrigava muitas pessoas,tendo condições de vida sobre humanas.As raças inferiores que tinham alguma doença,ou que não tinha força para trabalhar eram exterminadas.
ALUNO:PAULO RODRIGUES DE MORAIS JÚNIOR
SÉRIE:9°E
NÚMERO:34
GUERNICA DE PABLO PICASSO
Picasso pintou essa obra (sua obra prima) após a destruição da cidade de Guernica, na Espanha, por um bombardeio nazista em 23 de abril de 1937. Picasso, que era espanhol, ficou extremamente chocado com o evento, que serviu de inspiração para sua obra.
A obra tem tamanho colossal (3,5 m de altura por mais de 7 m de largura), e representa a dor do momento do bombardeio. Podemos ver diversas figuras animais e humanas contorcidas em dor e agonia. Além de pessoas de bocas abertas, existe uma mãe que segura uma criança morta, e um cavalo, que com a língua em forma de faca, representa a brutalidade da guerra.
Pra mim o touro,erguido a esquerda para a frente,significa valor,orgulho;
Criança para baixo, significa súplica;
Ave que está pra cima, significa destruição;
Mão que está pra cima,significa estabilidade de um povo sobre o outro;
Bomba na boca de um touro,significa dizer como foi cruel;
Tem uma mãe segurando sua filha morta em seus braços,e com a cabeça para cima e com a boca aberta, com o sentido de pedir socorro;
Guernica você pode observar que usa só as cores preto e branco cores que representa tristeza,o terror da guerra.
GUETOS E CAMPOS DE CONCENTRAÇÃO
Antes de começar a guerra em 1939, os nazistas estabeleceram campos de concentração e guetos para aprisionar judeus e outras vítimas de preconceito étnico e racial.
Os quetos eram uma forma de aprisionar(ERAM EM BAIRROS ISOLADOS)as "raças inferiores", para depois levarem eles para campos de concentração para serem tipos cobaias de novas técnicas de trabalho e serem forçados a trabalhar.Os guetos eram uma casa que abrigava muitas pessoas,tendo condições de vida sobre humanas.As raças inferiores que tinham alguma doença,ou que não tinha força para trabalhar eram exterminadas
1° GUERNICA
O vídeo mostra o sofrimento das pessoas!Foi tão de repente, que no quadro mostra:
° Mãe desesperada com o filho no colo;
° Animais deformados, por conta da destruição;
° Pessoas esquartejadas,ou seja, sem alguns membros;
° Desespero por toda parte.
O quadro representa um bombardeio sofrido pela cidade espanhola de GUERNICA em 26 de abril de 1937 por aviões alemães,apoiando o ditador Francisco Franco.
2° O PIANISTA
Quando a 2ª Guerra Mundial eclodiu em 01/09/1939, Varsóvia foi um dos primeiros alvos nazistas. Após a ocupação, os alemães utilizaram as Famosas SS e a Gestapo para lançar uma política brutal contra a população judia, submetendo-a a tratamentos degradantes, confiscando seus bens e construindo muros para encarcerar os judeus em algumas áreas, surgindo, então, o Gueto de Varsóvia. Então através do filme, as pessoas verão o que aconteceu, os sofrimentos das pessoas daquela época,também focaliza os horrores da perseguição judaica.
3° O MENINO DO PIJAMA LISTRADO
O vídeo nos leva a vermos um pouco do que era os guetos. Os guetos eram lugares onde ficava determinada minoria, geralmente os menos desprovidos. Nele podemos perceber também o sofrimento das pessoas que viviam nos guetos, elas eram exploradas e depois mortas, pois as autoridades tinham racismo contra os judeus, então os separavam das outras pessoas de maiores condições. No filme através de um menino, haverá uma aproximação de duas crianças, mas que são diferentes diantes das autoridades.
Aluna: Raquel Cristhina
Série: 9° ano D
Nome:Micaela Teixeira Magalhães
Turma:9° ''G''
1° QUADRO GUERNICA DO PABLO PICASSO
O painel foi produzido em 1937 em virtude de um bombardeio aéreo feito pelos alemães durante a guerra civil espanhola, à localidade de Guernica, no país Basco, no dia 26 de abril de 1937.
Significados:
Touro.............Valor,Orgulho.
Mãe...............Estabilidade
Menino............Lamnto,Súplica
Guerreiro.........Morte
Ave...............Destruição
Cavalo............Lamentação,ascensão
Portadora da luz..Agonia
Fugitiva..........Ingenuidade,Busca
Mulher que cai..Ansiedade,Busca,Pânico,Súplica
2° A CRIAÇÃO DE GUETOS E CAMPOS DE CONCENTRAÇOES
GUETOS
Durante a Segunda Guerra Mundial, os guetos eram regiões urbanas, em geral cercadas, onde os alemães concentravam a população judaica local, muitas vezes de outras regiões, e a forçava a viver sob condições miseráveis. Os guetos isolavam os judeus, separando-os não só das comunidades envolventes mas também de outros grupos judaicos. Os alemães estabeleceram pelo menos 1.000 guetos na Polônia e na União Soviética. As autoridades alemãs de ocupação estabeleceram o primeiro gueto na Polônia em Piotrków Trybunalski, no mês de outubro de 1939.
Os alemães consideravam o estabelecimento dos guetos como uma medida provisória de controle e segregação dos judeus enquanto a liderança nazista em Berlim discutia as opções de como concretizar a remoção daquela população. Em muitos lugares o isolamento dos guetos durou relativamente pouco tempo: alguns existiram por poucos dias, outros alguns meses ou anos.
CAMPOS
Depois que tiraram as pessoas dos guetos levaram elas para trem tipos de campos de concentraçao
De Exterminio: Onde eles a matavam
De Trabalho: Onde eles os forçavam a tabalhar
E de Esperiencias :Onde fazia diversas e mais loucas esperiencias
aluna sineli borges siabra 9D..
cpmg pmvr
as pessoas que viviam naquele tempo de guerra eram pessoas que sofriam principalmente os judeus que eram as vitimas mais procuradas pelos os militares nazistas e quando os judeus eram pegos os militares colocavam eles em um campo fechado que se chamava guetos lá eles trabalhavam até sua mortes ou até poderiam ser enterrados vivos por sua desnutriçao os militares nao respeitavam as pessoas idosas mulheres gravidas , crianças e pessoas com deficiencia fisica e mental todos eram escravizados de forma cruel .no conflito entre guerras ouveram muitas mortes de pessoas de todo tipo e toda raça foi um momento de crueldade com a sociedade.nos guetos as pessoas eram colocadas em uma sala e elas pensavam que iam tomar um banho coletivo mais iriam ser matadas asfixiadas com um gás muito forte , o periodo da segunda guerra foi muito cruel.
Aluna:Bárbara Kerdoli Calaça 9°D
Quadro Guernica:
Em 26 de Abril de 1937 durante a Guerra Civil espanhola, um ataque aéreo da legião Cóndor, integrada por bombardeiros alemães que eram aliados dos fascistas espanhóis, destruiu totalmente a cidade de Guernica no Nordeste de Espanha.
Picasso descreve a tragédia deste acontecimento no seu quadro Guernica, que começou de imediato a pintar e terminou passado um mês.Este quadro revela Picasso como profundo defensor da liberdade humana e é testemunho do seu desejo de tomar o partido dos oprimidos e das vítimas da violência.
O seu ideal político esteve sempre ao serviço de uma concepção humanitária de vasto alcance que une a arte à vida, respondendo às grandes tragédias do século com um forte sentido de responsabilidade civil.Apesar do nome dado à obra, Picasso evitou introduzir referências directas a uma realidade concreta, para universalizar ao máximo a mensagem contra a loucura de todas as guerras.
O pianista:
O pianista polonês,interpretava peças clássicas em uma rádio de Varsóvia quando as primeiras bombas caíram sobre a cidade, em 1939. Com a invasão alemã e o início da 2ª Guerra Mundial, começaram também restrições aos judeus poloneses pelos nazistas. Inspirado nas memórias do pianista, o filme mostra o surgimento do Gueto de Varsóvia, quando os alemães construíram muros para encerrar os judeus em algumas áreas, e acompanha a perseguição que levou à captura e envio da família de Szpilman para os campos de concentração.O pianista é o único que consegue fugir e é obrigado a se refugiar em prédios abandonados espalhados pela cidade, até que o pesadelo da guerra acabe.Alemanha, Segunda Guerra Mundial.
O menino do pijama listrado: O menino Bruno, de 8 anos, é filho de um oficial nazista que assume um cargo importante em um campo de concentração. Sem saber realmente o que seu pai faz, ele deixa Berlim e se muda com ele e a mãe para uma área isolada, onde não há muito o que fazer para uma criança com a idade dele. Os problemas começam quando ele decide explorar o local e acaba conhecendo,um garoto de idade parecida, que vive usando um pijama listrado e está sempre do outro lado de uma cerca eletrificada. A amizade cresce entre os dois e Bruno passa, cada vez mais, a visitá-lo, tornando essa relação mais perigosa do que eles imaginam.Tchau Xandããoo :)
ALUNO:PAULO RODRIGUES DE MORAIS JÚNIOR
SÉRIE:9°E
NÚMERO:34
GUERNICA DE PABLO PICASSO
Picasso pintou essa obra (sua obra prima) após a destruição da cidade de Guernica, na Espanha, por um bombardeio nazista em 23 de abril de 1937. Picasso, que era espanhol, ficou extremamente chocado com o evento, que serviu de inspiração para sua obra.
A obra tem tamanho colossal (3,5 m de altura por mais de 7 m de largura), e representa a dor do momento do bombardeio. Podemos ver diversas figuras animais e humanas contorcidas em dor e agonia. Além de pessoas de bocas abertas, existe uma mãe que segura uma criança morta, e um cavalo, que com a língua em forma de faca, representa a brutalidade da guerra.
Pra mim o touro,erguido a esquerda para a frente,significa valor,orgulho;
Criança para baixo, significa súplica;
Ave que está pra cima, significa destruição;
Mão que está pra cima,significa estabilidade de um povo sobre o outro;
Bomba na boca de um touro,significa dizer como foi cruel;
Tem uma mãe segurando sua filha morta em seus braços,e com a cabeça para cima e com a boca aberta, com o sentido de pedir socorro;
Guernica você pode observar que usa só as cores preto e branco cores que representa tristeza,o terror da guerra.
GUETOS E CAMPOS DE CONCENTRAÇÃO
Antes de começar a guerra em 1939, os nazistas estabeleceram campos de concentração e guetos para aprisionar judeus e outras vítimas de preconceito étnico e racial.
Os quetos eram uma forma de aprisionar(ERAM EM BAIRROS ISOLADOS)as "raças inferiores", para depois levarem eles para campos de concentração para serem cobaias de novas técnicas de trabalho e serem forçados a trabalhar.Os guetos eram uma casa que abrigava muitas pessoas,tendo condições de vida sobre humanas.As raças inferiores que tinham alguma doença,ou que não tinha força para trabalhar eram exterminadas.
Os Guetos
Aluno: Lucas M. Pacheco 9 B
Os guetos eram cidades isoladas onde hitles mantia as pessoas da "raça inferior".
Varias vezes as pessoas do gueto era exterminada ali mesmo e outras eram mandadas para tres tipos de campo de concentraçao os de trabalho forçado,exterminio e de experimentos.
os de trabalho forçado els trabalhavam ate a morte.
os de exterminio eles iam la apenas para morrer e os de experiencia os cientistas faziam as experiencias mais absurdas neles.
Luiz Felipe 9 A
Os guetos foram criados para "separar" as pessoas que eram consideradas de raça não aceitável por Hitler que eram judeus que abitavam a Alemanha, os guetos tinham paredes enormes para que os judeus não fugissem e deixavam eles viverem em condições de miséria, muitos judeus que tentavam fugir, acabavam mortos por soldados nazistas que os matavam a qualquer hora e em qualquer lugar, na frente de todos.
Os campos de concentração eram lugares onde principalmente judeus e testemunhas de jeová eram exterminados, escravizados, eram usados como cobaias. Quando atingiam a idade que não poderiam ser mais escravizados, eram designados aos campos de extermínio onde lá eram mortos cruelmente. E os que eram designados para serem cobaias eram crianças sadias, homens fortes que eram "usados" cruelmente para teste de armas, remédios, e outros.
a obra de Pablo Picasso retrata o bombardeio sofrido na cidade de GUERNICA em 26 de abril de 1937 ele colocou em riquezas de detalhes os momentos mais marcantes daquele terrivel momento em que GUERNICA foi bombardiada.
O PIANISTA retrata a historia de um judeu que era apaixonado por musica e vivia na Alemanha na epoca em que HITLER queria acabar com as raças impurar como ele considerava os judeus O PIANISTA resolve arriscar a vida na ALEMANHA para correr atras do seu grande sonho tocar piano, ele sobrevive si escontendo dos bombardeios sofridos na cidade e das altas perceguições sofridas contra os judeus.
O MENINO DO PIJAMA LISTRADO retrata a vida dos JUDEUS que eram levados aos campos de concentração para serem mortos pelos alemães. A criação dos guetos originou -se para abrigar os judeus que fugiam dos centros de concentrações.
JESSICA COSTA TRAJANO DE SOUSA 9 A
Aluno:Mateus Leopoldino Leite
Série:9 ano C
*Pintura de Pablo Picasso*
De acordo com o video,na pintura de Pablo Picasso ele quis mostrar a tragedia que ocorreu durante a querra civil espanhola aonde os facistas devastaram a cidade de Gernica com bombardeios.O significado das imagens e mostrar como as pessoas ficaram depois dos bombardeios,corpos dilacerados,deformados,pessoas tentando gritar por ajuda,no final mostra um braço segurando uma espada e uma flor que significa que ainda há esperança de ter paz.
*Razões da criação dos guetos e dos campos de concentração*
As razões da criação dos guetos e dos campos de concentração era para aprisionar o que eles diziam ser uma raça inferior que eram os judeus,etc.Agumas pessoas eram aprisionadas até morrer e outras eram levadas para servir de cobaia que eram os idosos,crianças que usavam pijamas listrados que foi mostrado no video.
Bruna Martins de Araújo n°05
9°ano-D
Os dois filmes, O Pianista e O menino do pijama listrado falam sobre os guetos e campos de concentração.
Guetos: foram criados para separar a “raça inferior” (judeus, homosexuais, negros, etc) dos alemães “raça superior”. Nos guetos a cituação era extremamente precária, pessoas morriam de fome, sede e doenças contagiosas, mesmo com as medidas sanitarias adotadas pelos nazistas (banhos coletivos e corte de cabelos).
Campos de Concentração: logo após os guetos serem esvaziados as pessoas eram levadas aos campos de concentração. Algumas mulheres, crianças e idosos eram encaminhados aos campos de concentrção de extermíneo, aonde eram mortas em camaras de gás. Outras mulheres, homens e crianças era levados aos campos de concentrção de experiencias, aonde eram cobaias vivas. A mairia dos homens eram levados aos campos de concentrção de trabalho, aonde trabalhavam até a morte
ALUNO:PAULO RODRIGUES DE MORAIS JÚNIOR
SÉRIE:9°E
NÚMERO:34
GUERNICA DE PABLO PICASSO
Picasso pintou essa obra (sua obra prima) após a destruição da cidade de Guernica, na Espanha, por um bombardeio nazista em 23 de abril de 1937. Picasso, que era espanhol, ficou extremamente chocado com o evento, que serviu de inspiração para sua obra.
A obra tem tamanho colossal (3,5 m de altura por mais de 7 m de largura), e representa a dor do momento do bombardeio. Podemos ver diversas figuras animais e humanas contorcidas em dor e agonia. Além de pessoas de bocas abertas, existe uma mãe que segura uma criança morta, e um cavalo, que com a língua em forma de faca, representa a brutalidade da guerra.
Pra mim o touro,erguido a esquerda para a frente,significa valor,orgulho;
Criança para baixo, significa súplica;
Ave que está pra cima, significa destruição;
Mão que está pra cima,significa estabilidade de um povo sobre o outro;
Bomba na boca de um touro,significa dizer como foi cruel;
Tem uma mãe segurando sua filha morta em seus braços,e com a cabeça para cima e com a boca aberta, com o sentido de pedir socorro;
Guernica você pode observar que usa só as cores preto e branco cores que representa tristeza,o terror da guerra.
GUETOS E CAMPOS DE CONCENTRAÇÃO
Antes de começar a guerra em 1939, os nazistas estabeleceram campos de concentração e guetos para aprisionar judeus e outras vítimas de preconceito étnico e racial.
Os quetos eram uma forma de aprisionar(ERAM EM BAIRROS ISOLADOS)as "raças inferiores", para depois levarem eles para campos de concentração para serem cobaias de novas técnicas de trabalho e serem forçados a trabalhar.Os guetos eram uma casa que abrigava muitas pessoas,tendo condições de vida sobre humanas.As raças inferiores que tinham alguma doença,ou que não tinha força para trabalhar eram exterminadas.
Maria Júlia
Série: 9º B
CONTEXTO HISTÓRICO DA OBRA DE PABLO PICASSO.
O contexto histório refere-se a 2ª Guerra Mundial.
O que inspirou o quadro de Picasso, foi o acontecimento na cidade de Guernica, capital da província Basca, que foi alvo de bombardeios por parte de aviões alemães. Foram mortos 1654 pessoas além de 889 feridos.
Na centro do quadro vemos um cavalo que parece sentir dor e ira, o cavalo pode representar a angústia do povo de Guernica.
Perto do touro vemos uma mãe que segura uma criança morta, mostrando a dor que uma mãe sente quando perde um filho.
Na parte de cima percebemos uma figura parecida com um olho e em parte um sol, pode se dizer que ela representa o olho que tudo vê, o "olho de Deus".
O touro pode representar a brutalidade, como tambem o orgulho.
AS "RAZÕES" QUE LEVARAM A CRIAÇÃO DOS GUETOS E DOS CAMPOS DE CONCENTRAÇÃO.
No período da Segunda Guerra Mundial, os guetos eram regiões urbanas, em geral cercadas, onde os alemães concentravam a população judaica e a forçava a viver sob condições miseráveis. Os guetos isolavam os judeus, separando-os não só das comunidades envolventes mas também de outros grupos judaicos. Os alemães estabeleceram pelo menos 1.000 guetos na Polônia e na União Soviética. As autoridades alemãs de ocupação estabeleceram o primeiro gueto na Polônia em Piotrków Trybunalski, no mês de outubro de 1939.Os alemães consideravam o estabelecimento dos guetos como uma medida provisória de controle e segregação dos judeus.
Os campos de concentração foram usados como uma estratégia de dominação de grupos étnicos e daqueles que discodavam de um poder instituído . Diferentes grupos étnicos (judeus, ciganos, polacos, sintis, yeniches), políticos (anarquistas, comunistas), homossexuais e minorias religiosas (Testemunhas de Jeová) ) foram objeto de tratamento desumano e de extermínio.
Os Campos de Concentração de Auschwitz, ou Auschwitz-Birkenau, tornaram-se símbolos do Holocausto causado pelos nazistas durante a Segunda Guerra. Mas esses campos não foram criados somente para exterminar pessoas, suas funções se dividiam entre os três principais campos que recebiam o auxílio dos outros trinta e nove.
O campo de concentração Auschwitz I era o centro administrativo dos campos. O campo serviu mais para utilização do trabalho forçado dos prisioneiros, mas foi nele que os nazistas testaram a primeira câmara de gás. De todos os prisioneiros que passaram por Auschwitz I, apenas 300 conseguiram fugir. Por outro lado, aproximadamente 70 mil prisioneiros polacos e soviéticos morreram neste campo.
O campo de concentração Auschwitz II tinha como objetivo principal o extermínio. É este o campo mais conhecido pelas pessoas e onde mais se matou pessoas.
Já o campo de concentração Auschwitz III, o terceiro entre os três principais, fui utilizado especialmente para trabalho escravo pela empresa IG Farben. Iniciou suas atividades em 1942.
Os demais trinta e nove campos auxiliares eram relacionados à indústria alemã para produção militar, metalúrgica e mineradora.
jordana castro .9D
A obra de Pablo Picasso que representa a crueldade do ataque nazista nas cidades... Em 1937 a Força Aérea da Alemanha bombardeou a cidade de Guernica, no norte da Espanha, em que o objetivo era de saber a quantidade de explosivos necessários para aniquilar uma cidade. Foram divulgadas as notícias do massacre, organizou-se na França uma das maiores manifestações, repudiando o ataque, chamada Primeiro de Maio. Na ocasião, Picasso estava exilado em Paris e com todos os fatos acontecendo ele se inspirou em pintar essa obra.
Vídeos(O pianista e, O menino de pijama listrado); Os nazista acreditavam que eram uma raça superior,e queriam então isolar toda a população inferior (os judeus), com o objetivo de acabar com aquela raça e não ter nenhum contato com eles, começaram a construir os Guetos (uma pequena parte da cidade), e levaram todas famílias, toda aquela raça que eles julgavam inferiores para esse local. Nesses guetos, havia campos de concentração,de trabalho, de extermínio e de experiencias, era muito difícil alguém sobreviver ali.
1° comentário : A obra Gernica foi feita em homenagem a cidade de Gernica que foi devastada na segunda guerra pelos alemães, as imagens mostradas na obra representam o resultado dessa devastação, e de como a população ficou depois do acontecimento.
2° comentário : Os alemães queriam acabar com as raças inferiores, ou seja, os judeus , então criaram um campo de concentração para acabar aos poucos com cada judeu que estivesse em meio aos alemães, essa foi a razão dos guetos, existiam os campos de trabalho, onde eles trabalhavam ate a morte, os campos de extermínio, onde eram levados para serem mortos aqueles que já não conseguiam mais trabalhar!
Iordane Marques 9A
Aluno: Dannylo de Barros Carvalho
Turma: 9ºB
Os Guetos Foram Criados Para Refugiar Principalmente Judeus Que Eram Considerados Impuros e Deviam Ser Ser Separados do Resto Da Sociedade.
Entre 1933 e 1945 a Alemanha nazista construiu cerca de 20.000 campos para aprisionar sua milhões de vítimas. Os campos eram utilizados para várias finalidades: campos de trabalho forçado, campos de transição (que serviam como estações de passagem), e como campos de extermínio construídos principalmente, ou exclusivamente, para assassinatos em massa. Desde sua ascensão ao poder, em 1933, o regime nazista construiu uma série de centros de detenção destinados ao encarceramento e à eliminação dos chamados "inimigos do estado". A maioria dos prisioneiros dos primeiros campos de concentração era formada por alemães considerados inimigos do nazismo: comunistas, social-democratas, ciganos Roma, Testemunhas de Jeová, homossexuais e pessoas acusadas de exibir um comportamento "anti-social" ou fora dos padrões sociais. Estas instalações eram chamadas de campos de concentração porque nelas os detentos ficavam fisicamente "concentrados".
Após a anexação da Áustria pela Alemanha, em março de 1938, os nazistas prenderam e encarceraram judeus alemães e austríacos nos campos de concentração de Dachau, Buchenwald e Sachsenhausez, todos localizados na Alemanha. Logo após o violento massacre de Kristallnacht , Noite dos Cristais Quebrados, em novembro de 1938, os nazistas efetuaram prisões em massa de judeus adultos, encarcerando-os nos campos por breves períodos.
Depois da invasão da Polônia, em setembro de 1939, os nazistas abriram campos de trabalho forçado onde centenas de milhares de prisioneiros morreram de exaustão, inanição e maus tratos. As unidades das SS faziam a guarda dos campos. Durante a Segunda Guerra Mundial, o sistema de campos de concentração nazistas se expandiu rapidamente. Em alguns campos médicos nazistas usavam os prisioneiros como cobaias em suas experiências “médicas”.
Para facilitar a "Solução Final", o genocídio ou destruição em massa de judeus, os nazistas construíram campos de extermínio na Polônia, o país com a maior população judaica. O objetivo dos campos de extermínio era facilitar o assassinato em massa. Chelmno, o primeiro campo de extermínio, foi aberto em dezembro de 1941, e nele, judeus e ciganos foram mortos por envenenamento em furgões com canos de escapamento que soltavam gás para dentro dos veículos onde eles eram colocados. Em 1942, os nazistas construíram os campos de extermínio de Belzec, Sobibor, e Treblinka para matar ainda mais sistematicamente os judeus do generalgoverment, como era conhecido o território no interior da Polônia ocupada.
Os nazistas construíram câmaras de gás para tornar o processo de assassinato em massa mais eficiente, rápido e menos pessoal para os executores. Câmaras de gás eram aposentos fechados que recebiam gás letal em seu interior para matar por asfixia a quem estivesse dentro. Havia quatro câmaras de gás no campo de extermínio de Birkenau, localizado no complexo de Auschwitz. No auge das deportações para o campo, mais de 6.000 judeus eram diariamente envenenados por gás naquele campo.
Os judeus das terras ocupadas pelos nazistas foram os primeiros a serem deportados para os campos de transição, como o de Westerbork na Holanda ou de Drancy na França, de onde eram posteriormente enviados para os centros de homicídio na Polônia ocupada. Os campos de transição geralmente eram a última parada antes da deportação para um campo de extermínio.
Campos De Concentração:
Auschwitz
Maidanek
Mautheusen
Natzweiler-Struthof
Neuengamme
Nordhausen
Plazow
Sered
Terezin.
Andressa Felipe 9°B
A pintura de Plablo Picasso Guernica foi feita para mostrar o que aconteceu com a cidade espanhola de Guernica apos o bombardeio alemão nela é apresentado pessoas e animais mortas e degoladas,o desespero de uma mãe ao perder o filho e o que mais me chamou a atenção é um braço segurando uma espada e uma flor do lado que representa a resistencia dos espanhois e que enquanto houver resistencia havera esperança.
9 ano G João José Faleiro Santos
1-Guernica: pintura retrata o sofrimento e acontecimentos fatais que ocorreu na cidade de guernica, que marca o começo da querra (ou seja um ensaio para a querra),aqual foi dada pelo fascismo como forma de mostrar seu poder.
Guernica – a trágica e clássica obra do pintor cubista Pablo Picasso – nasceu das impressões causadas no artista pela visão de fotos retratando as consequências do intenso bombardeio sofrido pela cidade de Guernica, anteriormente capital basca, durante a Guerra Civil Espanhola, em 26 de abril de 1937.é um símbolo doloroso do terror que pode ser produzido pelas guerras.
O pintor representa em Guernica, com certeza, a dissolução da existência, que se resume a fragmentos, a transformações na anatomia dos seres retratados, de certa forma irreais, mas que ao mesmo tempo transmitem o absurdo significado ou a absoluta falta de sentido da realidade gerada pela guerra.
2-Criação dos guetos: foi dada a criação dos quetos devido a busca de dinheiro do povo fascista alemão(nazismo) a qual sabia que os judeos eram um povo rico e que o nazismo promovia dizer que os judeos era um povo inferior a raça alemã(os arianos) e criaram o quetos para que fosse separados os judeos do alemãos e que logo depois fossem mandados a campos de concentração para que podecem serem mortos aqueles que não conseguisem tabalhar como idosos, mulheres fracas e deficientes e aqueles que podessem trabalhar iriam trabalhar forçados e por ultimo como cianças e adultos com bom fisico as vezes iriam para campo de concentração de esperiencias para a guerra para se saber a eficiência das tecnoligias de guerra.
Inspirado nas memórias do o pianista, o filme mostra o surgimento do Gueto de Varsóvia, quando os alemães construíram muros para encerrar os judeus em algumas áreas, e acompanha a perseguição que levou à captura e envio da família de Szpilman para os campos de concentração. Władysław é um dos poucos judeus que consegue sobreviver, vivendo escondido em prédios abandonados espalhados pela cidade, até que o pesadelo da guerra acabasse.
O filme, o menino do pijama listrado, trata de uma forma direta a amizade e a vida de um menino que vive em Berlim em pleno Nazismo. Quando ele e sua familia se mudam p/ uma casa praticamente longe de tudo e de todos, o garoto começa a explorar o lugar e descobre um lugar cheio de pessoas vestidas com "pijamas listrados", e entre essas pessoas,ele fica amigo de um dos garotos judeus presos no campo de concentraçao.
Aluna:Talita Nestor Ribeiro
Série:9°D N°:36
Guernica – a trágica e clássica obra do pintor cubista Pablo Picasso – nasceu das impressões causadas no artista pela visão de fotos retratando as consequências do intenso bombardeio sofrido pela cidade de Guernica, anteriormente capital basca, durante a Guerra Civil Espanhola, em 26 de abril de 1937.As imagens mostram o estado que ficaram as pessoas depois de serem bombardeadas..
Os Guetos e os Motivos
Antes de começar a guerra em 1939, os nazistas estabeleceram campos de concentração para aprisionar judeus e outras vítimas do preconceito étnico e racial. Durante os anos de guerra, o nazistas e seus colaboradores criaram os guetos , que eram os acampamentos de trânsito, para depois darem fim à vítimas nos campos de concentração e centros de eutanásia,eles moravam em um lugar distante da cidade,trabalhavam como escravos,não tomavam banho,não tinham alimentação adequada,eram muito humilhados,depois de um certo tempo levavam eles para um campo de concentração e lá eram utilizados como cobaias vivas,trabalhavam até morrer além das torturas a que eram submetidos..
Geovanna Arantes - 9º A.
- Pablo Picasso pintou o quadro em 1937 com a intenção de mostrar sua revolta em relação ao bombardeio nazista, na cidade de Guernica. *Significado das imagens: Olho em formato de sol, significa ''olho de Deus'', que vê tudo. O cavalo que fica no centro do quadro, representa a angústia do povo espanhol. Touro representa a resistência do povo.
- Os guetos foram criados para afastar os judeus dos Alemães, e os guetos era um lugar apertado, onde tinha que morar muitas pessoas juntas. E os judeus depois de sair dos guetos, eram mandados para os campos de concentração. Os campos de concentração era o lugar onde os judeus eram eliminados, usados como ‘’cobaias’’ para novos testes da medicina, e campos de trabalho. Eles ficavam sujeitos a muitas doenças, e não tinham higiene alguma, quase não tomavam banho, e todos tinham que rapar a cabeça para não pegar piolhos, inclusive mulheres.
Matheus R. Monteiro 9ºD
Na obra de Pablo Picasso existe corpos multilados para representar as mortes na guerra existem crianças mortas, um cavalo em sofrimento, existe uma pessoa segurando uma espada quebrada e no cabo da espada quebrada tem uma flor para simbolizar que ainda há esperança.
Os guetos foram criados para isolar os judeus das outras pessoas.Eles ficavam lá ate morrer ou iam para os campos de concentraçao onde eram forçados a trabalhar ate a morte ou viravam cobaias vivas.
Aluna:Mariana Cristian
Serie:9ano B
Pablo Picasso fez essa obra com o intuito de chocar as pessoas,em relação ao bombardeio nazista que ocorreu na cidade Espanhola de Guemica.Esse bombardeio resultou em varias mortes, e muitos que morreram era inocentes com:mulheres,trabalhadores e crianças.Os campos de concentração seria para exterminar os Judeus,Negros,Homossexuais,Ciganos ou utilizar a Mao de obra escrava e as crianças eram usadas para testar os experimentos. E as cores preta, cinza e branco retratava o lado sombrio da guerra.Os guetos foi criados pelos nazistas para separar os Judeus das outras raças.
Ana Paula Rodrigues Batista 9 A
GUERNICA - foi bombardeada impiedosamente pela Força Aérea da Alemanha. Mostra um homem degolado, mulher com seu filho no colo morto, touro significa os valores da Espanha perdidos, a ave que ate no céu foi afetada, a lâmpada significa uma ideia, homem segurando uma luz procurando uma saída, cavalo lamentação de uma derrota, espada quebrada é a força militar destruída e a flor nascendo significa esperança.
GUETOS E CAMPOS DE CONCENTRAÇÃO - os guetos foram criados para que os judeus ficassem lá, pois Hitler achava que a raça ariana era a única raça pura e por isso tinha que eliminar os judeus, então criou os guetos que é onde os judeus ficavam antes de ir para os campos de concentração, nos campos de concentração eles viviam em situações precárias e eram escravizados ou se tornavam cobaias para experimentos de remédios e aqueles mais idosos que não conseguiam mais trabalhar eram mortos. Como é mostrado no filme do pianista, ele prefere ficar para ver o que vai acontecer, do que fugir. E já no filme “o menino do pijama listrado” a criança com a qual ele faz amizade não entende porque ele esta lá. No filme “o menino do pijama listrado” ele esta em um campo de concentração e seu amigo não sabe e ele aparenta não saber direito onde está. Já no filme o pianista, ele sabe que o que vai acontecer não será bom, mas mesmo assim fica lá para ver o final.
Amanda Borges Ferreira 9 A
GUERNICA – em 26 de abril de 1937, uma unidade de Força Aérea da Alemanha bombardeou impiedosamente a cidade de Guernica, ao norte da Espanha. O objetivo dos militares alemães era fazer um calculo de quantidade de explosivos para aniquilar uma cidade. A obra mostra vários sentimentos como : valor, orgulho, lamento, súplica, destruição, agonia, ingenuidade, busca, súplica, e a flor nascendo esperança.
GUETOS E CAMPOS DE CONCENTRAÇÃO - guetos eram lugares onde os judeus ficavam antes de ir para os campos de concentração, nesses guetos eles viviam em péssimas condições, alguns ate morriam e os que ainda conseguiam trabalhar iam para os campos de concentração e eram escravizados ou serviam de cobaias para experimentos de remédios . No filme “o menino do pijama listrado” o garoto que faz amizade com ele, não sabe que ele não terá um futuro grande, pois será morto ou escravizado. No filme o pianista, ele prefere ficar pra ver o que ira acontecer do que fugir.
Laiser Ribeiro Duarte Portilho 9 A
GUERNICA - houve na cidade de Guernica um bombardeio que matou inúmeras pessoas e Pablo Picasso ao ficar sabendo fez uma obra que representa todo esse horror, chamada Guernica. Nela se expressa vários sentimentos como, por exemplo: o touro que significa os valores da Espanha quebrados, a mulher com seu filho morto no colo, homem que segura uma luz em busca de uma saída, cavalo que lamenta uma derrota , espada quebrada e a flor que nasce nela significando a esperança .
GUETOS E CAMPOS DE CONCENTRAÇÃO - os guetos eram os locais onde os judeus ficavam em péssimas condições, pois Hitler acreditava que a única raça pura era a raça ariana e por isso os judeus tinham que sumir da Alemanha. Eles eram mandados para os centros de concentração onde eles eram escravizados ou serviam de cobaias para experimentos de remédios e muitas vezes nem tinham essa chance, eram mortos antes. Como é mostrado no filme do pianista, ele prefere ficar para ver o que vai acontecer, do que fugir. E já no filme “o menino do pijama listrado” a criança com a qual ele faz amizade não entende porque ele esta lá.
Quadro "GUERNICA": Esse quadro mostra a situação de Guernica,cidade espanhola, após um bombardeio nazista no dia 26 de abril de 1937 durante a "Guerra Civil Espanhola". O quadro relata a brutalidade do acontecimento,onde restos mortais de pessoa e animais se misturam, se contorcem,em uma fisionomia desesperadora.Como o vídeo mostra as partes do quadro, temos um boi completamente desfigurado, a mãe com seu filho no colo com uma expressão angustiante,uma lampada acesa demostrando a "ideia" humana, membros,pedaços arrancados, uma cabeça sem cérebro mostrando a irracionalidade humana, uma bomba dento da boca de um cavalo demostrando o bombardeio que a cidade sofreu e uma mão decepada segurando uma espada quebrada e uma flor, mostrando que a Espanha foi "derrotada", já que a espada e o simbolo do país, e uma flor mostrando que ainda havia um fio de esperança.
Vídeos sobre "MOTIVAÇÃO DA CRIAÇÃO DOS GUETOS": Os guetos foram criados com a intenção de repreender os judeus, já que os nazistas acreditavam na raça ariana, a raça pura, e de acordo com eles os judeus, como outras minorias, não poderiam fazer parte da sociedade superior. Então eles levaram todos os judeus para "comunidades" isoladas, os guetos, onde eles permaneceriam durante um tempo, enquanto eram construídos os campos de concentração onde os judeus seriam usados em experiências, trabalho escravo ou seria brutalmente mortos, massacrados. Até hoje os campos de concentração e os guetos são motivos de medo e angustia pra os judeus mesmo depois de serem "desativados", ainda traumatizam os judeus.
Aluna: LAYS DE SOUSA SILVA
Série/Turma: 9º ANO "E"
Número: 24
CPMG-PMVR
Aluno: Victor Vargas de Oliveira - Nº41
Série/Turma: 9ºC
*Guernica 3D
Picasso havia expressado, em sua obra, os desastres da Guerra Civil Espanhola, onde uma das cidades mais prejudicadas fora Guernica.
O ataque foi um ensaio para a II Guerra Mundial, onde o GAL. Franco(com interesses fascistas) pediu ajuda a Alemanha Nazista e à Itália Fascista, assim,várias cidades foram bombardeadas, matando milhares de pessoas, dentre elas, trabalhadores, mulheres e crianças.
Picasso quis mostrar ao mundo os estragos de um guerra, pintando pessoas despedaçadas,animais contorcidos e a falta de razão da mesma, usando cores "negativas".
*Trailers: O Pianista, e O Menino de Pijama Listrado.
Os Nazistas, queriam, com a criação dos Guetos e dos Campos de Concentração, eliminar a "raça inferior" sendo ela Judeus, ciganos, Homossexuais, Deficientes e etc. , pois eles detinham uma grande fortuna e alta quantidade de indústrias.
Nos Guetos(bairros onde ficavam concentrados a "raça inferior"), ficavam pessoas com baixa higiene, sem água e comida, assim, muitos morriam.
Nos Campos de Concentração, foram levados todas as pessoas dos Guetos para assim trabalhar, servir para experiências e para serem exterminados.
Aluno: Hyago Batista de Amorim 9ºB Nº11
*Guernica 3D :
A obra Guernica, de Pablo Picasso, foi feito em memórias do bombardeio que aconteceu na cidade de Guernica, na Espanha, que teve aproximadamente mais de mil e quinhentas pessoas mortas e oitocentas pessoas feridas.
Pablo Picasso quis mostrar para as pessoas a revolta que sentia em relação ao nazismo, ele queria que as pessoas vissem como era a crueldade.
*Os guetos e os campos de concentração:
Os guetos eram lugares cercados onde os alemães deixavam os judeus morando.Foram criados como medida provisória pelos alemães para deixá-los presos e facilitar a morte deles. Os campos de concentração foram criados para os judeus, negros, homosexuais, povos romenos, deficientes ("raças inferiores) trabalharem e logo eles eram mandados para o campo de extermínio para ter uma morte mais facilitada.
Aluna:Kiaya Geomy
Serie:9ano B
O Pianista tem um ponto diferencial sobre os demais filmes focados na segunda guerra mundial Usa uma linguagem de expressão natural e espontânea para descrever os acontecimentos,se abdicando de manipulações sentimentais ou estratégias mane quistas para subjulgar o público perante os relatos históricos , o filme tem um tom imparcial que mostra a realidade de forma crua e simples (sem apelações ou clichês).Hitler criou os Campos de Concentração para exterminar as raças inferiores.Criando 3 tipos de guetos:extermínio,trabalho forçado e de experiência.Os de extermínio e de trabalhos forçados são para homens e mulheres e o de experiência era com as crianças.As crianças sofriam muito pois as experiências eram muito trágicas,pois essas experiências eram usadas contra as raças inferiores.
Aluna:Isabella Karolina
Serie:9ano B
O painel foi produzido em 1937 (quando da Exposição Internacional de Paris), em virtude de um bombardeio aéreo feito pelos alemães durante a guerra civil espanhola, à localidade de Guernica, no país Basco, no dia 26 de abril de 1937.
Existem algumas controvérsias e suspeitas de que esta obra seria uma “farsa’’. Qual foi a intenção de Picasso ao pintar Guernica? Seria uma obra anacrônica? Feita por outros motivos, em outro ano, anterior a 1937. Estaria esta tela “encalhada”, e Picasso, solicitado a representar o motivo da violência, em virtude de tal bombardeio, aproveitou para escoar sua produção?
Bem, a mim, tais interrogações não interessam. Acredito ser uma obra belíssima, eloquente, em uma palavra, grandiosa. Os detalhes sobre sua produção, deixo para que os historiadores da arte discutam. No meu cantinho, prefiro me dedicar a admirá-la.
Uma interpretação possível (talvez a mais corrente) deste painel é que ele representa a atrocidade das vidas estilhaças, corpos revirados do avesso e produz um grande assombro também pelas suas dimensões: é um painel imenso, pintado a óleo, que mede 350 por 782 cm.
A obra de Picasso é, também, um grito contra a violência.
aluno:Monalize Mello
Serie:9°ano B
O menino do pijama listrado, na II Guerra Mundial o conflito é o pano de fundo para mostrar a história de uma família alemã e das consequências do nazismo, muito trágicas, para a estrutura familiar como um todo .
Durante a Segunda Guerra Mundial, os guetos concentravam a população judaica local, muitas vezes de outras regiões, e a forçava a viver sob condições miseráveis. Os alemães estabeleceram pelo menos 1.000 guetos na Polônia. Os alemães consideravam os guetos como uma medida provisória de controle dos judeus enquanto a liderança nazista em Berlim. Havia três tipos de guetos: os de trabalho, os de extermínio e os de experiências. Os guetos importantes foram estabelecidos nas cidades de Kovno, Czestochowas, em Minsk entre outros. Dezenas de judeus da Europa ocidental também foram deportados para guetos no leste europeu.
Murilo Florêncio
9° D
Guernica
Uma obra fantastica por sinal,de Pablo Picasso,onde mostra os horrores da Guerra Civil Espanhola,no qual Hittler experimentou novas armas e estratégias.
Guernica é uma cidade espanhola,e foi bombardeada pela força aérea alemã,no qual foram mortos todos que estavam ali dentro de determinado raio.Não sobrou ninguém,como mostra a obra.Homens,Mulheres,Crianças,animais,todos despedaçados,estraçalhados...
Podemos perceber a crueldade de Hittler,matou milhares de pessoas para um único fim,experimentar novos armamentos...
Guetos
Local onde Hittler levava os Judeus antes de ser levados para campos de exterminação.Os guetos eram locais dentro das cidades isolados,era como se fosse um bairro apenas de judeu.Muitos ali já morriam,as condições eram precárias,banhos dificilmente e coletivo... Após os guetos os judeus eram levados para os campos de exterminação,onde é toda aquela história que já sabemos...
Caio Fabio 9B
Guetos
Antes de Começar a Guerra em 1939, os nazistas estabeleceram Campos de Concentração para prender Judeus e Outras vitimas de preconceito racial e étnico. Durantes os varios anos de guerra, os nazistas e seus Colaboradores criaram os guetos , que eram os acampamentos de transito , para depois darem fim as vitimas nos campos de concentração.
Ao Expulsarem os judeus de suas casas para reuni-los presos em guetos, aproveitavam para roubar seus bens materiais, que variavam de de pequenas jóias até seus imóveis e riquezas.
Campos de Concentração
Campo de concentração era onde os nazistas levavam as pessoas que eles julgavam ser de uma raça inferior (judeus,negros,Gays,ciganos e etc) para serem exterminados. As pessoas que estavam em boa forma sem nenhuma deficiencia eram usados para trabalhos desumanos no campo de concentração. E as Outras pessoas que não tinham como trabalhar no campo de concentração, eram mortas em salas de exterminio e depois os corpos eram incinerados.
luno:Renan Queiroz Arruda
Serie: 9 Turma: C
Pablo Picasso quis mostrar sua obra que foi chamada de Guernica,ele criou com o intuito de chocar as pessoas e mostrar os horrores que aconteceram no bombardeio nazista que ocorreu na cidade de Guernica que fica na Espanha e tambem mostrar sua revolta,este ataque resultou na morte de varios inocentes como criancas,mulheres e trabalhadores na imagem ha muitos corpos no chao,corpos destrocados e muito desespero a cor preta e branco representa o lado sombrio da guerra.
GUETOS E CAMPOS DE CONCENTRACAO
Os guetos foram criados pelos nazistas com o objetivo de separar os judeus e outras racas,guetos eram locais onde judeus eram isolados do restante da populacao ela servia como uma medida provisoria,alguns eram mortos ainda nos guetos e os outros iam para os campos de concentracao e la seriam mortos ou fariam trabalhos forcados seria uma forma de exterminar estas racas,ultilizando-os como experimentos ou mao de obra escrava.
Victória Helena 9º D
~ Guernica
Picasso pintou essa obra,após a destruição da cidade de Guernica, na Espanha, por um bombardeio nazista em 23 de abril de 1937. Picasso, que era espanhol, ficou extremamente chocado com o evento, que serviu de inspiração para sua obra.Não sobraram homens,mulheres,crianças,animais,ninguém foi poupado,o que reflete na obra.
~ Guetos
A criação dos guetos se deu,devido o grande preconceito étnico e racial dos nazistas para com as "raças inferiores" (Judeus,Negros,Pobres etc).Para acabar com esses "inferiores" os nazistas e seus colaboradores criaram os guetos , que eram acampamentos,onde as vítimas eram aprisionadas,para trabalharem,servirem de cobaias,e depois serem exterminadas nos campos de concentração.
Hector Grecco - 9º D, com minhas palavras:
O Gueto foi criado pelos nazistas com o propósito de separar as pessoas que não eram da "raça ariana", todos que não eram dessa raça eram tratados como inferiores a essa raça. Nos guetos mais das pessoas eram judias.. Ouve um boato que Hitler criou ódio dos judeus porque seu pai foi assassinado por um judeu.
Campos de Concentração,foram criados para exterminar todos que não eram da raça ariana e que sobreviviam aos guetos. Existiam três tipos de campos de concentração: Para Experiências, Extermínio e para trabalho..
Uma das obras mais significativas de Pablo Picasso é o painel intitulado Guernica
O painel foi produzido em 1937 (da Exposição Internacional de Paris), em virtude de um bombardeio aéreo feito pelos alemães durante a guerra civil espanhola, à localidade de Guernica, no país Basco, no dia 26 de abril de 1937.
O pintor espanhol Pablo Picasso nasceu em Guernica, antiga aldeia da região basca. No contexto da obra Guernica, a Espanha sofria com os horrores da Guerra Civil Espanhola e com da ditadura franquista. No dia 26 de Abril de 1937 a pequena aldeia, com pouco mais de sete mil habitantes, foi atacada por toneladas de bombas incendiárias pelas forças nacionalistas que apoiavam o General Francisco Franco. O General atacou Guernica cruelmente, com o único intuito de promover a barbárie, pois aquela região da Espanha era desprovida de possíveis estratégias de guerra, tanto do lado dos republicanos quanto do exército franquista. Esse ataque foi considerado um dos piores da História, o símbolo da barbárie.
Pablo Picasso, ao saber das atrocidades ocorridas em sua cidade natal, revoltado, pintou o quadro Guernica em pouco tempo. A obra foi para Picasso uma forma de protesto contra a guerra civil espanhola e a ditadura franquista. O desejo do artista era despertar nas pessoas que apreciariam a pintura o repudio à guerra. A obra permaneceu muito tempo em Paris, Picasso pediu que o quadro só retornasse à Espanha quando o país novamente fosse uma democracia. Hoje Guernica encontra-se no Museu do Prado, em Madri. O pintor foi um dos precursores do Cubismo, pintou a obra Guernica trinta anos após sua primeira obra Cubista, Les demoiselles d’Avingnon. Guernica é considerada uma pintura cubista, é possível notar na obra as características do cubismo ao apresentar as figuras de forma desarmoniosa, subjetivas.
O pianista
Władysław Szpilman, um famoso pianista judeu-polonês que trabalha na rádio de Varsóvia, vê seu mundo ruir com o começo da Segunda Guerra Mundial e a Invasão da Polônia em 1 de setembro de 1939. Após a estação de rádio ser bombardeada pelos alemães, Szpilman vai para casa e descobre que o Reino Unido e a França declararam guerra contra a Alemanha Nazista. Ele e sua família se alegram achando que a guerra vai acabar logo.
Quando a SS assume o controle de Varsóvia após a saída da Wehrmacht, as condições de vida da população judia rapidamente se deterioram e seus direitos são gradualmente retirados: primeiro eles limitam a quantidade de dinheiro para cada família, depois eles devem usar faixas nos braços com a Estrela de Davi para serem identificados e, eventualmente, no Dia das Bruxas de 1940, eles são forçados a ir para o Gueto de Varsóvia. Lá eles enfrentam a fome, perseguição, humilhação e o medo sempre presente de morte e tortura. Os nazistas ficam cada vez mais sadistas e as famílias presenciam muitos horrores infligidos a outros judeus.
O menino do pijama listrado
Bruno tem nove anos e não sabe nada sobre o Holocausto e a Solução Final contra os judeus. Também não faz ideia de que seu país está em guerra com boa parte da Europa, e muito menos de que sua família está envolvida no conflito. Na verdade, Bruno sabe apenas que foi obrigado a abandonar a espaçosa casa em que vivia em Berlim e mudar-se para uma região desolada, onde ele não tem ninguém para brincar nem nada para fazer. Da janela do quarto, Bruno pode ver uma cerca, e, para além dela, centenas de pessoas de pijama, que sempre o deixam com um frio na barriga. Em uma de suas andanças Bruno conhece Shmuel, um garoto do outro lado da cerca que curiosamente nasceu no mesmo dia que ele. Conforme a amizade dos dois se intensifica, Bruno vai aos poucos tentando elucidar o mistério que ronda as atividades de seu pai. 'O menino do pijama listrado' é uma fábula sobre amizade em tempos de guerra e sobre o que acontece quando a inocência é colocada diante de um monstro terrível e inimaginável.
Aluno:Douglas Ramon
Série:9e
Uma das obras mais significativas de Pablo Picasso é o painel intitulado Guernica
O painel foi produzido em 1937 (da Exposição Internacional de Paris), em virtude de um bombardeio aéreo feito pelos alemães durante a guerra civil espanhola, à localidade de Guernica, no país Basco, no dia 26 de abril de 1937.
O pintor espanhol Pablo Picasso nasceu em Guernica, antiga aldeia da região basca. No contexto da obra Guernica, a Espanha sofria com os horrores da Guerra Civil Espanhola e com da ditadura franquista. No dia 26 de Abril de 1937 a pequena aldeia, com pouco mais de sete mil habitantes, foi atacada por toneladas de bombas incendiárias pelas forças nacionalistas que apoiavam o General Francisco Franco. O General atacou Guernica cruelmente, com o único intuito de promover a barbárie, pois aquela região da Espanha era desprovida de possíveis estratégias de guerra, tanto do lado dos republicanos quanto do exército franquista. Esse ataque foi considerado um dos piores da História, o símbolo da barbárie.
Pablo Picasso, ao saber das atrocidades ocorridas em sua cidade natal, revoltado, pintou o quadro Guernica em pouco tempo. A obra foi para Picasso uma forma de protesto contra a guerra civil espanhola e a ditadura franquista. O desejo do artista era despertar nas pessoas que apreciariam a pintura o repudio à guerra. A obra permaneceu muito tempo em Paris, Picasso pediu que o quadro só retornasse à Espanha quando o país novamente fosse uma democracia. Hoje Guernica encontra-se no Museu do Prado, em Madri. O pintor foi um dos precursores do Cubismo, pintou a obra Guernica trinta anos após sua primeira obra Cubista, Les demoiselles d’Avingnon. Guernica é considerada uma pintura cubista, é possível notar na obra as características do cubismo ao apresentar as figuras de forma desarmoniosa, subjetivas.
O pianista
Władysław Szpilman, um famoso pianista judeu-polonês que trabalha na rádio de Varsóvia, vê seu mundo ruir com o começo da Segunda Guerra Mundial e a Invasão da Polônia em 1 de setembro de 1939. Após a estação de rádio ser bombardeada pelos alemães, Szpilman vai para casa e descobre que o Reino Unido e a França declararam guerra contra a Alemanha Nazista. Ele e sua família se alegram achando que a guerra vai acabar logo.
Quando a SS assume o controle de Varsóvia após a saída da Wehrmacht, as condições de vida da população judia rapidamente se deterioram e seus direitos são gradualmente retirados: primeiro eles limitam a quantidade de dinheiro para cada família, depois eles devem usar faixas nos braços com a Estrela de Davi para serem identificados e, eventualmente, no Dia das Bruxas de 1940, eles são forçados a ir para o Gueto de Varsóvia. Lá eles enfrentam a fome, perseguição, humilhação e o medo sempre presente de morte e tortura. Os nazistas ficam cada vez mais sadistas e as famílias presenciam muitos horrores infligidos a outros judeus.
O menino do pijama listrado
Bruno tem nove anos e não sabe nada sobre o Holocausto e a Solução Final contra os judeus. Também não faz ideia de que seu país está em guerra com boa parte da Europa, e muito menos de que sua família está envolvida no conflito. Na verdade, Bruno sabe apenas que foi obrigado a abandonar a espaçosa casa em que vivia em Berlim e mudar-se para uma região desolada, onde ele não tem ninguém para brincar nem nada para fazer. Da janela do quarto, Bruno pode ver uma cerca, e, para além dela, centenas de pessoas de pijama, que sempre o deixam com um frio na barriga. Em uma de suas andanças Bruno conhece Shmuel, um garoto do outro lado da cerca que curiosamente nasceu no mesmo dia que ele. Conforme a amizade dos dois se intensifica, Bruno vai aos poucos tentando elucidar o mistério que ronda as atividades de seu pai. 'O menino do pijama listrado' é uma fábula sobre amizade em tempos de guerra e sobre o que acontece quando a inocência é colocada diante de um monstro terrível e inimaginável.
Aluno: José Teixeira 9°A
O primeiro video mostra o quadro representa um bombardeio sofrido pela cidade espanhola de GUERNICA em 26 de abril de 1937 por aviões alemães,apoiando o ditador Francisco Franco, e nisso retrata o sofrimento de pessoas e varias outras entre elas mostra a espada da justiça quebrada ao chão e em cima dele uma flor que representa a esperança.
No segundo video é levado em questão a perseguição dos nazistas aos judeus para serem levados aos campos de concentração, e la mostra o um judeu tentado escapar da guarda nazista.
No terceiro video é retratado o condição dos judeus que já estavam nos campos de concentração e como era sua vida lá, e também mostra como se era educado as crianças nazista da época, ensinando desde pequenos a ver as ''raças inferiores'' como seus inimigos.
Aluno: Fernando de Faria 9ºD - Guernica: Obra de Pablo picasso- Reprezenta as cruedades do ataque do Hittler testando sua novas armas numa guerra civil espanhola , na imagem podemos ver sofrimentos de pessoas ,corpos descepados , cavalo no sofrimento e no final um braço decepado segurando um cabo de uma espada quebrada e uma flor no cabo segnifcando a esperança , e uma mae com o filho morto no seus braços , e Guernica é uma cidade espanhola que foi bombardeada por Hittler, pelas forças armadas aereas alemã . Guetos: Imediatamente após a ocupação alemã da Polónia em 1939, os alemães começaram a planejar o isolamento da população judaica de Varsóvia num gueto. Nessa altura, a administração do governo geral ainda não tinha sido completamente organizada, e havia interesses conflituosos entre os três principais poderes: a administração civil, o exército e as SS. Sob estas circunstâncias, o conselho judaico, ou Judenrat, liderado por Adam Czerniaków, conseguiu atrasar a criação do gueto por um ano, sobretudo justificando aos militares que os judeus eram uma força de trabalho importante.
Douglas Semedo 9ºD
#QUADRO DE PICASSO
A tela pintada por Pablo Picasso representa os corpos ou partes deles que foram de forma impiedosa, bombardeados por aviões alemães na cidade espanhola de Guernica em 26 de abril de 1937.
#GUETOS
Os guetos era uma forma de os alemães isolarem as raças inferiores em lugares de condições precárias onde eles tomavam banho dificilmente e junto de outras pessoas, para depois serem levadas para os campos de concentração onde seriam cobaias de experimentos ou forçados a trabalharem até a morte. As raças inferiores que tinham alguma doença ou não tinha força para trabalhar eram exterminadas.
Victória Armando 9°D
* Gueto é um bairro ou região de uma cidade onde vivem os membros de uma etnia ou qualquer outro grupo minoritário, frequentemente devido a injunções, pressões ou circunstâncias econômicas ou sociais. Por extensão, designa todo estilo de vida ou tipo de existência resultante de tratamento discriminatório.Na história recente, o gueto de Varsóvia ficou famoso pela resistência que ofereceu à dominação nazista durante a Segunda Guerra Mundial, tendo sido praticamente destruído pelas tropas invasoras.
* Campo de concentração é um centro de confinamento militar, instalado em área de terreno livre e cercada por telas de arame farpado ou algum outro tipo de barreira, cujo perímetro é permanentemente vigiado.O uso de campos de concentração foi amplamente disseminado na Alemanha, durante a Segunda Guerra Mundial, e na Rússia, durante a era stalinista. A prática de matanças sistemáticas de prisioneiros em alguns desses campos, fez com que, em linguagem corrente, os campos de concentração fossem assimilados aos campos de extermínio, que de fato constituem um subtipo anômalo. historicamente há registros de exploração de mão-de-obra em regime de escravidão, bem como de extermínio de presos políticos, prisioneiros de guerra e membros de grupos étnicos, por motivos ideológicos, políticos ou militares.
Sob o nazismo, os campos de concentração foram usados como parte de uma estratégia de dominação de grupos étnicos e dissidentes políticos. Diferentes grupos étnicos (judeus, ciganos, polacos, sintis, yeniches), políticos (anarquistas, comunistas), homossexuais e minorias religiosas (Testemunhas de Jeová)) foram objeto de tratamento desumano e de extermínio.
* A pintura
Uma das obras mais significativas de Pablo Picassoé o painel intitulado Guernica.
O painel foi produzido em 1937 em virtude de um bombardeio aéreo feito pelos alemães durante a guerra civil espanhola, à localidade de Guernica, no país Basco, no dia 26 de abril de 1937.
Picasso concebeu sua obra em preto e branco, com alguns traços amarelados, traduzindo assim os intensos sentimentos que o abalaram na destruição de Guernica, sua rejeição a tamanha violência. Sem dúvida nenhuma constituída em estilo cubista, o pintor nela reproduz o povo, os animais e as construções atingidas pelo bombardeio. Na tela Picasso mostra que ainda podemos encontrar a esperança no meio da Guerra.
Andressa Felipe Tatagiba 9°B
Os campos de concentração e os guetos foram feitos para a raça inferior ou seja para quem não fosse da raça ariana pura.
Primeiro surgiu os guetos(região onde vivia pessoas em grupos minoritários),onde boa parte da popução morreu pois viviam em situações precárias e logo depois foram distribuidos nos campos de concentraçoes de exterminio e campos de experiencia onde muitas pessoas morriam nas camaras de gases, por falta de alimentação,por passarem por experiencias subhumanas como calcular quanto tempo uma pessoa demora a morrer apos inalar o gas que era usado nas camaras de gases.
O prilcipal objetivo de Hitler era exterminar essas pessoas e foi o que ele fez com a maioria delas.
Victória Armando
9° D
* Gueto : é um bairro ou região de uma cidade onde vivem os membros de uma etnia ou qualquer outro grupo minoritário, frequentemente devido a injunções, pressões ou circunstâncias econômicas ou sociais. Por extensão, designa todo estilo de vida ou tipo de existência resultante de tratamento discriminatório.Na história recente, o gueto de Varsóvia ficou famoso pela resistência que ofereceu à dominação nazista durante a Segunda Guerra Mundial, tendo sido praticamente destruído pelas tropas invasoras.
* Campos de Concentração: é um centro de confinamento militar, instalado em área de terreno livre e cercada por telas de arame farpado ou algum outro tipo de barreira, cujo perímetro é permanentemente vigiado.
O uso de campos de concentração foi amplamente disseminado na Alemanha, durante a Segunda Guerra Mundial, e na Rússia, durante a era stalinista. A prática de matanças sistemáticas de prisioneiros em alguns desses campos, fez com que, em linguagem corrente, os campos de concentração fossem assimilados aos campos de extermínio, que de fato constituem um subtipo anômalo.Historicamente há registros de exploração de mão-de-obra em regime de escravidão, bem como de extermínio de presos políticos, prisioneiros de guerra e membros de grupos étnicos, por motivos ideológicos, políticos ou militares.
* A pintura : Guernica – a trágica e clássica obra do pintor cubista Pablo Picasso – nasceu das impressões causadas no artista pela visão de fotos retratando as consequências do intenso bombardeio sofrido pela cidade de Guernica, anteriormente capital basca, durante a Guerra Civil Espanhola, em 26 de abril de 1937.Elaborado em tela pintada a óleo, é um símbolo doloroso do terror que pode ser produzido pelas guerras.
Picasso concebeu sua obra em preto e branco, com alguns traços amarelados, traduzindo assim os intensos sentimentos que o abalaram na destruição de Guernica, sua rejeição a tamanha violência. Sem dúvida nenhuma constituída em estilo cubista, o pintor nela reproduz o povo, os animais e as construções atingidas pelo bombardeio. Na tela, Picasso retrata a esperança no meio da guerra.
Guernica – a trágica e clássica obra do pintor cubista Pablo Picasso – nasceu das impressões causadas no artista pela visão de fotos retratando as consequências do intenso bombardeio sofrido pela cidade de Guernica, anteriormente capital basca, durante a Guerra Civil Espanhola, em 26 de abril de 1937.A representação de corpos no chão, pessoas desesperadas, animais contorcidos, transmite todo terror vivenciado por Picasso e seus contemporâneos durante a Guerra Civil Espanhola. E clama pela construção de um mundo renovado, tecido pela presença constante da paz e da tolerância. Esta obra será eternamente o símbolo da destruição. É essa a relação da obra com a guerra. Ester Martins De Medeiros 9C
Os Guetos e os Motivos
Antes de começar a guerra em 1939, os nazistas estabeleceram campos de concentração para aprisionar judeus e outras vítimas do preconceito étnico e racial. Durante os anos de guerra, o nazistas e seus colaboradores criaram os guetos , que eram os acampamentos de trânsito, para depois darem fim à vítimas nos campos de concentração e centros de eutanásia.
Ao expulsarem os judeus de seus lares para reuní-los presos em guetos, aproveitaram para tomar-lhes os bens materiais.
Na verdade, este foi o verdadeiro motivo que moveu o nazismo em seu ódio maior contra judeus, já que os judeus sempre foram trabalhadores produtivos e prósperos em sua maioria, talvez mais do que outros grupos étnicos, fazendo deles excelentes candidatos a "doadores" forçados.Aluna:Ester Martins De Medeiros 9C
Durante a Segunda Guerra Mundial, os guetos eram regiões urbanas, em geral cercadas, onde os alemães concentravam a população judaica local, muitas vezes de outras regiões, e a forçava a viver sob condições miseráveis. Os guetos isolavam os judeus, separando-os não só das comunidades envolventes mas também de outros grupos judaicos. THERESA RACHEL 9A
Aluna:Maria Clara Bastos
Série:9°B
A segunda guerra mundial foi desumana,principalmente nos guetos.Os guetos eram lugares que eles colocavam pessoas que não atendece os critérios alemães por exemplo judeos,como crinças, mulheres,etc.Exitiam 3 tipos de guetos os guetos de extermínio,de exploração e de experiência.O gueto mais famoso foi Auschwits,em Auschwits existiam salas onde colocavam os judeus,os judeus pensavam que iam tomar banho mas na verdade eles eram sufocados por um gás esse gás não tinha efeito rápido,o seu efeito era lento isso fazia os judeus sofrem mais ainda.Mas o que mais me camou a atenção foram os experimentos malucos que fazinham com as pessoas,cada experimento maluco,exmplo colocar cimento na barriga de uma mulher gravida eu me pergunto para que,colocavam as pessoas dentro de uma piscina de gelo para observar até quando ela conseguiria sobreviver e anotavam tudo.Os alemães culpava os judeus pela perda deles na primeira guerra mundial.Depois de mortos os judeus eram queimados,houve até uma historia de um senhor que foi levado para o campo de concentração ,e chegando lá ele foi separado da família,ele ficou com o cargo jogar as pessoas mortas dentro do forno,um certo dia ele viu os corpos dos seus familiares e entrou em estado de choque e se jogou também dentro do formo.Os judeus viviam em situação extremamente precárias ele ao chegar nos guetos eram obrigados a tirar doa a roupa,as pessoas com deficiências suas próteses,tinham que tirar seus óculos e tudo a situação nesses guetos era extremamente ruins.
Guerra Espanhola
A guerra espanhola foi uma guerra civil horrível o numero de pessoas mortas foi incrível,tudo isso por que eles queriam tirar a forma de governo que tinha na Espanha e colocar o nazismo.O governante da da Espanha na época queria implantar o nazismo lá,mas isso não causou um agrado na população eles não eram a favor disso.Resumindo a guerra civil espanhola foi uma guerra bélica.Nesse conflito de um lado estavam posicionadas as forças nacionalistas e fascistas aliadas a instituições tradicionais da Espanha, dentre elas o Exército, a Igreja e os Latifundiários (grandes proprietários de terra). Do outro lado estava contido a Frente Popular que era a base do Governo Republicano Espanhol, representados pelos sindicatos, partidos de esquerda e os partidários da democracia.O país então em pouco tempo ficou completamente dividido em áreas nacionalistas, dominados pelas forças do General Franco e em áreas republicanas, controladas pelos esquerdistas. Nas áreas republicanas houve uma revolução social, terras foram coletivizadas, as fábricas foram dominadas pelos sindicatos, assim como o meio de comunicação.Com a ajuda dos nazistas eles conseguiram acabar com a Espanha,a Espanha ficou completamente destruída prédios derrubados ,lugares destruídos um horror.
Pintura de Pablo Picasso
De acordo com esse video,na pintura de Pablo Picasso ele quis mostrar a tragedia que ocorreu durante a querra civil espanhola aonde os facistas devastaram a cidade de Gernica com bombardeios.O significado das imagens e mostrar como as pessoas ficaram depois dos bombardeios,corpos dilacerados,deformados,pessoas tentando gritar por ajuda,mostra um braço segurando uma espada e uma flor que significa que ainda há esperança de ter paz...
Aluno:Gabriella Morais
Série:9 ano C
Aluno: Marcos Mateus Marques 9°G
O Quadro Guernica mostra como foi a 2° Guerra Mundial onde pessoas foram mortas cruelmente.
1° Vídeo: Mostra o ataque dos alemães a Polônia, que foi conquistada por eles assim o ator principal não se rende e foge, fica escondido na cidade para não sofrer nos campos de concentração
2°Vídeo: Mostra um garoto em um campo de concentração onde certamente seria morto. Pois era Judeu e não servia para trabalhos.
Aluno: Marcos Mateus Marques 9°G
O Quadro Guernica mostra como foi a 2° Guerra Mundial onde pessoas foram mortas cruelmente.
1° Vídeo: Mostra o ataque dos alemães a Polônia, que foi conquistada por eles assim o ator principal não se rende e foge, fica escondido na cidade para não sofrer nos campos de concentração
2°Vídeo: Mostra um garoto em um campo de concentração onde certamente seria morto. Pois era Judeu e não servia para trabalhos.
obra de picasso
ovivenciado pelos habitantes de Guernica, destruída pelo bombardeio da aviação alemã comandada pelo nazista Adolf Hitler
campo de consentraçao
eram onde os raças inferiore viviam
submetidos a trabalhos forçados ate a morte
Aluna:Victoria Azevedo Monteiro
CPMG PMVR-9°D
Os campos de concentração foram lugares isolados fora das cidades para os quais eram levados judeus e todos os que eram julgados uma raça inferior por Hittler .existiam tres tipos de campos de consentraçao:os de trabalho forçado ;os de experiencia e os de extermínio.Mas todos levavam as pessoas que viviam lá morte.La os judeus eram submetidos aos trabalhos mais pesados e cruéis doos quais os alemaes,quee se julgavam uma raaça superiorr a TODAS e por issso achavam que deveriamm exterminarr TODAS as outras,nao faziam.Eles viviam em condiçoes subhumanas onde passavam pelas mais diversas experiencias e eram usados como cobáias pelos cientistas alemaes.
Nesse vídeo mostra uma pintura de Pablo Picasso, pintado em 1937, nela ele representa o bombardeio sofrido pela cidade espanhola de Guernica em 26/04/1937 por aviões alemães, apoiando o ditador Francisco Franco. Picasso retrata pessoas, animais e edifícios nascidos pelo intenso bombardeio da força aérea alemã já sob o controle de Hitler, aliado de Francisco Franco.
Nessa pintura Picasso retrata pessoas totalmente desfiguradas, com seus corpos estraçalhados, ele começa o vídeo com uma cabeça que está já decapitada e seus olhos desfigurados. Mostra também uma mão que está ligada a essa cabeça, com a palma da mão machucada e seus dedos já tortos. Mostra uma mulher segurando uma criança já morta, e ela em total desespero. Tem alguns animais já mortos e muitos irreconhecíveis. Existe também o cavalo, a cabeça do cavalo.
A cabeça do cavalo está voltada para o touro. Da boca do cavalo parece sair um rugido feroz, de ira e de dor. Esse rugido parece estar direcionado para a figura do touro, ao lado.
A flor no quadro representa a esperança que pode ter sido a única coisa que sobrou pra cidade espanhola Guernica.
No filme, O Pianista cita o fato da criação de bairros judeus, na Segunda Guerra mundial, quando o governador do Distrito da Varsóvia ordena que todos os judeus fossem colocados nesse bairro, porém o pianista não vai dizendo que a música é sua vida e que prefere se arriscar. Baseado em fatos reais da Segunda Guerra Mundial O Pianista mostra cenas de que realmente aconteceram.
No filme, O Menino do Pijama Listrado conta a história de um grande general, que vai morar ao lado de um campo de concentração, seu filho menor, não consegue achar nada para passar o tempo, e ele acaba indo escondido parar no campo de concentração, lá ele conhece uma criança, que está em busca dos seus pais que sumiram desde que ele chegou lá. Com o tempo eles acabam virando muito amigos, nas horas sem trabalho os dois conversam. Até o dia que o pai do garotinho vai mudar de novo, e ele acaba sendo forçado a ir, no último dia, o garoto do campo de concentração convence ele a entrar lá e o ajudar a procurar seus pais, inocentes eles acabam na câmera de gás e ali morrem. Sendo assim o filme relata o que realmente aconteceu, crianças, jovens, adultos e idosos eram mandados para esses campos, sendo de três tipos: Trabalho, Execução e de pessoas que eram do ramo da medicina. As pessoas que tinham condição física para trabalho eram mandadas para o campo de trabalho, os idosos e deficientes, entre outros, eram mandados pro de execução, aonde eram asfixiados e cremados. E por fim as pessoas que tinham conhecimento de enfermagem ou medicina eram mandadas para outros campos aonde cuidavam dos feridos. Assim o filme foi feito baseado nos acontecimentos da Segunda Guerra Mundial.
Thalyta Reitter 9º “G”
Postar um comentário