2 de novembro de 2010

"Ocupação" \ Guerra no Afeganistão . . .

Registrar / Postar COMENTÁRIO
Até dia 19 DE NOVEMBREO DE 2010 - QUARTA-FEIRA - 21 HORAS.







A OCUPAÇÃO DO AFEGANISTÃO PELOS E.U.A. É LEGÍTIMA (LEGAL)?
A INVASÃO É REALMENTE NECESSÁRIA?
JUSTIFIQUE SUA OPINIÃO . . .

Registre seu COMENTARIO
LEMBRE-SE : NOME & TURMA
POSTAR COMENTÁRIO
ATÉ O DIA 19 DE NOVEMBREO DE 2010 - QUARTA-FEIRA - 21 HORAS.

121 comentários:

Alexandre Linhares Melo disse...

REGISTRE SEU COMENTÁRIO ATÉ O DIA 19 DE NOVEMBREO DE 2010 - QUARTA-FEIRA - 21 HORAS.

Anônimo disse...

Erick Santos 9°ano D

A ocupação no afeganistão não e legitima de maneira alguma pois essa e uma guerra sem fundamentos que se baseia na ocupação de um pais que se defende do jeito que pode contra um inimigo maior, os EUA.

Anônimo disse...

A ocupação do Afeganistão não tem o menor fundamento,no qual atende aos interesses principalmente dos EUA que com a ocupação deste fica mais fácil deles chegarem ao Iraque,que é um país rico em petróleo,no qual é o principal motivo dos EUA se meter na guerra entre Irã e o Iraque,ou seja,eles não querem "garantir a paz mundial" como dizem,querem apenas dominar a região para apropriar-se de um bem natural que pertence ao povo afegão e não aos estadunidenses.Agora,essa guerra entre eles pode trazer graves consequencias,afinal o Iraque inverte em armas nucleares e á a possibilidade de que com essas armas nucleares ecloda uma terceira guerra mundial,o que pode ser uma tragédia ainda maior que a primeira e a segunda guerra mundial,já que os países que constroem armas provavelmente tem condições de construirem máquinas muito mais potentes do que as usadas nas duas guerras mundiais e provocarem tragédias ainda maiores.
Letícia Veloso 9º ano "C"

Anônimo disse...

Andre Maciel Boulos 9 ano B

A ocupacao do Afeganistao pelos EUA, sob o ponto de vista deles, e extremamente necessaria, ja que seu objetivo e encontrar e prender Osama Bin Laden, autor do atentado terrorista as Torres Gemeas.
Os EUA pensam que o Afeganistao protege Bin Laden, entao eles invadiram para atacar o Taliban, os ''protetores'', e conseguirem prende-lo.
Claro que na opiniao de outros, essa invasao pode nao ter nenhum fundamento, mas para eles e importatissima. E como uma vinganca.
Nem sempre uma guerra e a melhor solucao de um problema, mas parece que, para os EUA, e necessaria sempre, para mostrarem que tem poder e sao autoritarios.
Pelo jeito, os EUA nao prezam pela paz mundial, como sempre dizem...

ana claudia disse...

Ana Claudia 9°ano C
Na minha opinião a ocupação dos EUA no Afeganistão é uma estratégia para depois da ocupação ocuparem o Iraque e o Irã pois são dois país que possuem muito petróleo.Além do que o Afeganistão só tem deserto e não tem petróleo o interesse é só ponto de estratégia contra os país que possuem petróleo

Anônimo disse...

Lucas Vettorazzi Levandowski 9B

A ocupação no Afeganistão pelos norte-americanos é explicada pelo petróleo que o oriente médio possui.
Os E.U.A. estão lá para tentarpegar o atual maior terrosrita do mundo (desculpa dos EUA) Osama Bin Laden. Que era antigamente amissíssimo dos EUA, assim como Saddan Hussen.

Anônimo disse...

O ataque as Torres Gêmeas foi só um pretexto para que os EUA ocupassem o Afeganistão, alegando reconstruir a nação e instaurar a democracia no país, mas o que mais acontece são conflitos constantes entre o exército norte-americano e grupos locais. Creio que essa guerra é extremamente desnecessária e sem fundamento, já que eles acreditam que Osama Bin Laden está escondido no país, mas não é um forte fundamento, pois nao tem certeza se ele está realmente no território. Acho que na verdade os EUA estão criando um propósito, para que no futuro eles saiam de certa forma beneficiados.

Victória Coelho - 9 ano A

Anônimo disse...

Pedro Henrique 9º ano C

O ataque dos EUA ao Afeganistão é uma tentativa de pegar o atual maior terrosrita do mundo (Osama Bin Laden). Que era antigamente amissíssimo dos EUA, assim como Saddan Hussen.

Anônimo disse...

ALEXANDRE AUGUSTO 9° D

A ocupação do Afeganistão pelos EUA não tem o menor fundamento, o ataque as Torres Gêmeas foi só um pretexto para que os EUA ocupassem o Afeganistão. A ocupação tinha como motivo dado pelos EUA reconstruir a naçao do Afeganistão e consolidar a democracia no pais.

Anônimo disse...

Hiago Lopes 9 ano D

A ocupacao do Afeganistao pelos EUA, sob o ponto de vista deles, e extremamente necessaria, ja que seu objetivo e encontrar e prender Osama Bin Laden, autor do atentado terrorista as Torres Gemeas.Agora,essa guerra entre eles pode trazer graves consequencias,afinal o Iraque inverte em armas nucleares e á a possibilidade de que com essas armas nucleares ecloda uma terceira guerra mundial,o que pode ser uma tragédia ainda maior que a primeira e a segunda guerra mundial,já que os países que constroem armas provavelmente tem condições de construirem máquinas muito mais potentes do que as usadas nas duas guerras mundiais e provocarem tragédias ainda maiores.

Anônimo disse...

Esta ocupação do Afeganistão nao tem nenhum fundamento e nem motivo mundial ou social.
Mais sim um motivo econômico e estratégico para os E.U.A que vai ganhar mais um ponto estratégico para poder continuar com a espançao no oriente medio.
Sendo assim uma ação desnecessária para a ordem mundial e social o E.U.A estar invadindo o Afeganistão.
aluno_vitor cesar
serie_9*ano C

Anônimo disse...

Lethícia Marques 9 ano A

A ocpação feita pelos Estados unidos no Afeganistão, de acordo com os E.U.A é necessária pois usam o pretexto do ataque das torres gêmeas,eles alegavam que iriam impor democracia e reconstruiriam a nação. Acho desnecessária tal ocupação pois já que a intenção dos Estados Unidos é achar o Osama Bin Laden, sendo que não tem certeza que Osama está naquele território ou certeza que ele eteja vivo!

Anônimo disse...

Essa guerra é extremamente desnecessária pois o desejo verdadeiro dos EUA é cercar o Iran e para isso alegou q no Afeganistão se esconde Osama Bin Laden para poder ter uma desculpa a arrazar o Afeganistão.

Vitor 9 ano A

Anônimo disse...

Gabriela Carias 9 ano D

A ocupacao do Afeganistao , sob o ponto de vista estadunidense, é extremamente essencial , ja que seu objetivo é encontrar e prender Osama Bin Laden, autor do atentado terrorista as Torres Gemeas, e que antigamente era considerado amiguissimo dos EUA, assim como Saddan Hussen. Porém existem teorias dizendo que essa história da caça a Osama Bin Laden é apenas um pretexto para dominar o país apenas com o objetivo de possuir um ponto estratégico contra os países que possuem petroleo , como o Iraque e o Irã. Além do que o Afeganistão só tem deserto e os EUA não obteria lucros.

Anônimo disse...

A ocupação do Afeganistão não tem fundamento algum, os EUA quer apenas se aproveitar da situação para conseguir beneficio e lucro.A desculpa dos EUA era que precisavam capturar Osama Bin Laden para deixar o país livre do terrorismo, mas sua real intenção é conseguir pontos estratégicos para possuir petróleo de países vizinhos.

Ana luíza Lobão 9°D

Anônimo disse...

Carlos Fernando S.Naves 9ºA

Na minha opinião,a guerra do Afeganistão não tem motivo algum para que possa ter ocorrido, pois a velha desculpa dos EUA ''combate ao terrorismo'' de falar que o Osama Bin Laden se esconde no país é apenas para conseguir um ponto estratégico na região,para cercar países ricos em petróleo, em especial o Irã.

Anônimo disse...

A ocupaçao do território afegao, para os estados unidenses é uma ocupaçao primordial, de extrema importância, pois desejam encontrar Osama Bin Laden , o responsável pelo atentado as torres gêmeas em 11 de setembro de 2001. Fontes apontam que esse tal objetivo excessivo de dominar o Afeganistao nao é apenas para encontrar Osama Bin Laden, e sim para terem uma posiçao estratégica em relaçao às outras potências petrolíferas, e outras fontes apontam uma ''sede de vingança'' dos EUA, por Osama ter tido um treinamento de elite nos seu território, se tornar um de seus principais aliados e depois virar o seu principal inimigo, acredito que os EUA faz isso para mostrar sua força bélica para o mundo e assim provar o porque de serem a atual força mundial.
Guilherme Rocha 9ºB

Anônimo disse...

A ocupação do Afeganistão não tem fundamento algum, os EUA quer apenas se aproveitar da situação para conseguir beneficio e lucro, a ocupaçao do território afegao, para os estados unidenses é uma ocupaçao primordial, de extrema importância, pois desejam encontrar Osama Bin Laden , o responsável pelo atentado as torres gêmeas, Porém existem teorias dizendo que essa história da caça a Osama Bin Laden é apenas um pretexto para dominar o país apenas com o objetivo de possuir um ponto estratégico contra os países que possuem petroleo.
Amanda Rezende 9 ano D

Anônimo disse...

Nicole Chabot de M. Machado 9ºano A

A ocupação dos EUA no Afeganistão é desnessessária e sem fundamento algum, pois os EUA só usam como desculpa de tal invasão o ataque às Torres Gêmeas; o fato deles acreditarem que Osama Bin Laden se esconde naquelas terras (porém os EUA nem têm certeza disso); e que os EUA iriam apenas invadir o Afeganistão apenas para reconstruir o país e instalar nele a democracia.

Anônimo disse...

Nicolas Bernardino 9 ano B

Na minha opinia a ocupacao dos EUA no Afeganistao e necessaria pois Osama Bin Laden realizou o ataque nas torres gemias no dia 1 de setembro de 2001 .

Anônimo disse...

Isadora Rodrigues 9 ano C

Na minha opiniao os Estados Unidos invadiram o Afeganistao para que na época a União Sovietica nao invadisem o Afeganistao , para que depois invadise o Paquistao para tem uma saida pra o mar. Essa invasao dos E.U.A no Afeganistao nao e legal porque nos dias de hoje todos os paises tem que ser livres e nao e mais necessario o dominio do Afeganistao ja que a URSS acabo a muitos anos.

Anônimo disse...

Ana Clara Falcão 9 ano A

Na minha opinião esta invasão é uma forma arbitrária dos EUA alcançarem seu principal objetivo, que é conquistar territórios do Oriente Médio que sejam ricos em petróleo, como por exemplo, o Iraque. O objetivo secundário é localizar Osama Bin Laden, o suspeito do atentado terrorista às Torres Gêmeas. Tudo isso para no final, saírem beneficiados, mas matando pessoas inocentes e causando uma guerra em vão.

Anônimo disse...

Pedro Paulo 9B
A invasão norte americana no territorio afegã,não pode ser classificada como ilegitima, pois a palavra legitimidade significa : "O que provém da lei,conforme a lei" e no mundo atual , na ausencia de uma lei , prevale o mais forte - os EUA no caso.
Porém , a invasão pode ser classifada como desnecessaria/necessaria.Os EUA,diz para o mundo todo que apenas tentam ajudar o Afeganistão,porém todos sabemos dos interesses economico dos EUA que inventou um terror onde não há.Todos os paises são "invaditos" pelos EUA,mas os outros paises se calam e deixam ser invadidos,o afeganistão tenta lutar contra essa invasão.

Anônimo disse...

Lucas Elias 9º C

Segundo os EUA a invasão do Afeganistão é uma questão primordial, pois eles são "terroristas" que so pensam em matar os outros, tendo como chefe o "homem mais perigoso" do mundo: Osama Binladem. Na minha opinião os EUA estão querendo mesmo é ter mais uma área de influência, se tornando cada vez mais rico e "dono do mundo", ou seja, tudo não passa de uma atitude imperialista.

Anônimo disse...

Isabela Almeida Leal
9 ano B
Penso que a ocupacao norte americana no Afeganistao nao e necessaria, pois os presidentes dos respectivos paises poderiam conversar e estabelecer um dialogo para resolver seus problemas. Essa grerra hipocrita resulta em milhares de pessoas inocentes mortas, e um pais que vive sob o medo de guerra.

Anônimo disse...

A invasao no Afeganistao é um movimento feito pelos os EUA totalmente desnecessaria. Com os nossos estudos ficamos sabendo que Osama Bin Laden ja foi aliado dos EUA, mas apos os atentados feito supostamente por ele , nas torres gemeas e no pentagono, os EUA se sentiu humilhado e nao quis deixar isso barato, provocando assim essa locura que hoje é o afeganistao, matando milhares de pessoas sem necessidade, destruido familias e propagando a violencia para o mundo todo.
Acho que como a maior potencia economica do mundo, os EUA deveriam dar um melhor exemplo para o mundo, e perceber que a populacao afega nao deve sofrer com os atos de outras pessoas.
Talita Vianna de Assis
9 ano A

Anônimo disse...

Nathália Teixeira Marques 9° ano D

A invasão dos EUA sobre o Afeganistão é realmente imprudente e desnecessaria , como qualquer guerra ou invasão.Bom ,vimos na apostila que antes Osama Bin Laden era aliado dos EUA por um tempo , mais depois do atentado terrorista das duas gigantescas estátuas de Buda , os EUA acusou Osama de ser o culpado desse atentado.
Então começa a lançar bombas sobre o território afegão em uns supostos campos de treinamento terrista da Al Qaeda.
Tudo isso é um pretexto para invadir o Afeganistão e realmente é uma injustiça fazer isso com tantas pessoas inocentes.

Anônimo disse...

Tales Ferreira Guimarães 9 ano B

Depende do ponto de vista, legítima não , pois a ONU não apoia a Guerra, porém necessária depende do ponto de vista que esta levando em consideração, pois para os EUA é necessaria essa ocupaçao, pois assim, eles podem acabar com o TALIBAN que é o grupo que defende OSAMA BIN LADEN que se tornou o inimigo numero 1 dos EUA, após ter comandado alguns atentados terroristas contra os EUA , como as embaixadas do Quênia e na Tanzânia na Africa , e também aos atentados das TORRES GÊMEAS , no dia 1 de Setembro de 2001. Para o ponto de vista dos outros essa guerra é realmente desnecessaria , pois nao irá trazer fundamento nenhum para essas pessoas. Mas para os EUA e como um sentimento de vingança, pois BIN LADEN mandou fazer ataques terroristas aos EUA

Anônimo disse...

Jéssica Peres - 9°ano B

A invasão do Afeganistão, liderada pelos Estados Unidos, tem o objetivo declarado de busca aos líderes da AL-Qaeda e de Osama Bin Laden, removendo o poder do Taliban. Após o atentado de 11 de setembro, George Bush, ex presidente americano, queria acabar com o terrorismo iniciado pelo o ataque das torres gêmeas,supostamente liderado por Osama, que já foi aliado no passado dos Estados Unidos, se tornando um pretexto ao começo de uma longa guerra. É muito dinheiro envolvido na compra de armamentos, e muita gente morrendo, tanto soldados, tanto moradores da região. É sim uma guerra desnecessária, talvez haja outra forma de combater o tráfico,outro problema visto pelos norte americanos, mas acho que a violência apenas gera a violência, pode ser uma fala "clichê", mas é a realidade. Uma potência forte do planeta,como é os Estados Unidos, bem que poderia incentivar a paz e o diálogo entre nações.

Anônimo disse...

Arthur Vieira 9º ANO D

Após os “ataques terroristas” nos EUA, como o Ataque das Torres Gêmeas e no Pentágono os EUA acusou que os responsáveis pelo ocorrido foi os grupos terroristas do Oriente Médio, porém não há nenhuma prova de quem teria cometido os crimes . A partir daí o clima entre EUA e países do Oriente Médio fica tenso , os EUA com “autorização” da ONU invade o Afeganistão e se mantém entre as vastas montanhas desérticas o que tem dificultado e muito a vida dos EUA pois assim como no Vietnã os tiros apareciam do nada e os soldados ficavam perdidos , os grupos de resistência Afegã usam táticas de guerrilhas parecidas com as do Vietnã porém em montanhas.Com em toda Guerra , nunca tem um vencedor essa não seria diferente , só traz tristeza e sofrimento a todos .Na minha opinião discordando do atual presidente dos EUA a guerra é desnecessaria principalmente quando se discute religião,pois entre paises não existe amizade e sim interesse e foi essa vira volta que ocorreu com Osama Bin Ladem em que teve que fugir de um antigo aliado por interessess .É por isto que o mundo está se destroíndo, pessoas que são capazes de matar um amigo por dinheiro.

Anônimo disse...

João Victor Guimarães Alla 9°ano D

A invasão dos estados unidos no território do Afeganistão não teve nenhum fundamento.O EUA usou o pretexto do atentando das Torres gêmeas e culparam Osama Bin Laden sobre esse atentado ,e disseram que ele poderia estar escondido no Afeganistão,mais na minha opinião foi uma questão de estratégia dos estados unidos para depois invadir os países que possuem petróleo que são o Iraque e o Irã, pois os EUA e um pais muito capitalista e pensa só nele mesmo.

Anônimo disse...

Fernanda Benicio 9 ano D

Nem essa e nem qualquer outra invasão é legal, pois com esse ato vidas de pessoas inocentes correm risco. Ainda mais tendo como pretexto uma ''vingança'' da parte dos Estados Unidos contra o Osama Bin Laden, que é acusado de ser o mandante de atacar as torres gêmeas e o pentágono. Mas na verdade, isso tudo é uma estrategia dos EUA para conseguir petróleo dos países vizinhos (Iraque e Irã)

Anônimo disse...

Os EUA ``começaram´´ a guerra com o Afeganistão, devido ao ataque as torres gêmeas em setembro de 2001.Com isto os EUA deram a desculpa de que iriam atacar o Afeganistão para defender os afegãos do talibans , que eram extremamente radicais.
porem com isso na verdade os EUA só querem atacar o Afeganistão para ter suposta mente mais lucro, pois entre países não existe amizade e sim interesse.
e devido a isso temos ai guerras entre esse 2 países, que nao sera hoje tambem que iaro acabr com sua ``pequena´´ guerra.

Elisandra Milniczuk 9°D

Unknown disse...

Os EUA invadiram o Afeganistão para barrar o avanço socialista. Porém a URSS acabou a muito tempo, e os EUA ainda não desocupou o território afegão. Pelo jeito, a estratégia mudou, e os EUA estão em busca de algo mais importante.
Talvez seja por petróleo ou minérios, talvez seja uma maior área de influencia. Não importa o motivo, a invasão americana em solo afegão é errada e devia acabar o mais cedo possivel.

Bruno de Carvalho Neves
9° ano C

Anônimo disse...

Aron Henrique Rissato 9º A

A ocupação não é legítima, mas sim necessária por causa dos motivos das organizações terroristas, como o ataque ao Pentágono ou as Torres Gêmeas, mas pode deixar de ser necessária se os Estados Unidos retirassem as tropas do território afegão

Anônimo disse...

Ana Gabriela Gondim 9°ano B

A ocupação do Afeganistão para os Estados Unidos era de extrema importância, pois assim conseguiriam achar o terrorista Osama bin Laden e acabar com a organização Al Qaeda, que foram acusados da destruição das Torres Gêmeas do World Trade Center, em Nova Iorque no dia 11 de setembro de 2001. Porém isso não ocorreu, a esperança de achar o então terrorista mais procurado do mundo foi em vão pois ele não foi encontrado, e até hoje ele é perseguido. E para os estadunidenses esse foi o principal motivo para a invasão, apesar de eu achar que esse não é o melhor jeito de se resolver as coisas, pois muitas pessoas inocentes, idosos, mulheres e crianças morrem nesses conflitos, como ocorreu no Afeganistão, um país marcado por guerras e disputas territoriais.

Arantes disse...

A ocupação do Afeganistão para os estados unidos apenas faz com que ocorra mortes em todo o Afeganistão pois e’ um derramamento de sangue desnecessário
Os estados unidos atacaram uma escola alegando que de baixo dela havia um armazém de armamentos nesse ataque crianças morreram.
Atacaram o Afeganistão alegando que Osama Bin Laden estava escondido lá.
O inicio de tudo foi devido ao ataque as torres gêmeas
os aviões atingiram as torres derrubando-as
Com isso os estados unidos reconheceram isso como um atentado terrorista
E atacou o Afeganistão
Filipe Arantes 9 A

Arantes

Anônimo disse...

Alexandre Garcia 9 B

A ocupacao dos E.U.A. no afeganistao nao e legima, pois uma invasao a um povo que nao fez mal algum ao E.U.A. e uma invasao que nao e necessaria, essa invasao serve somente para mostrar o peder armado dos E.U.A. e tentar acabar com o terrorisno e descontar o ataque as torre gemeas
Essa invsao nao seria necessaria, pois se os E.U.A. quisesse descontar o ataque as torre gemeas era so tacar um bomba em algum lugar, mais como eles nao fizeram isso eles invadiram para tentar dominar essa regiao e matar as pessoas responsaveis pelo ataque

Anônimo disse...

Nathália Luz 9 B

Não é necessária, pois a verdadeira intenção dos EUA no Afeganistão é defender seu interesse pelo petróleo e o gás natural da região. Questões como a do talibã, as guerras civis e etc são apenas desculpas. E um dos principais motivos dos Estados Unidos ter invadido o Afeganistão foi o atentado de 11 de setembro, em que os EUA axou que Osama Bin Lader estava sendo protegido pelo talibã e resolve bombardear o Afeganistão. Outro motivo foi que os Estados Unidos queria levar a democracia para o país. Então a ocupação não é legitima, pois os EUA invadiu apenas a fim de realizar seus interesses.

Anônimo disse...

Louise Salves da Silva - 9º ano B

A ocupação do Afeganistão pelos Estados Unidos é ilegítima. Pelo ponto de vista dos Estados Unidos, essa ocupação é necessária pois somente assim eles poderão capturar o Bin Laden (que assumiu responsabilidade pelos atentados de 11 de setembro de 2001), mas essa ocupação gerou uma reação negativa do Taliban (após ser tirado do poder) que junto com os Estados Unidos está causando a morte de milhares de inocentes. Portanto, essa ocupação não é necessária já que esse conflito poderia ter sido resolvido por meio de conversas evitando assim a morte de milhares de pessoas.

Luiz Carlos 9 ano D disse...

A ocupaçao não é legitima,poia os estados unidos so queria realizar seus interesses com a desculpa que o Osama Bin Lader estava escondido la, sendo q ele podia estar em outro lugar qual quer. A acupaçao n é nessesaria pois os interesses dos EUA era o msm dos talibans

Anônimo disse...

Pedro Henrique Mendes.
Turma: 9º ano A

Para mim os Estados Unidos estão usando como desculpa a suposta presença de Osama Bin Laden no Afeganistão para dominar o país e futuramente dominar outros países do Oriente Médio como o Irã para ter posse do petróleo da região que é muito forte. Mas essa atitude dos Estados Unidos é muito desumana pos está tirando a vida de muitas pessoas naquela região.

Anônimo disse...

Os E.U.A invadiu o Afeganistão com o intuito de barrar o avanço socialista, mais tal ocupação é totalmente desnecessária pois há muitos anos a URSS acabou, e os Estados Unidos continuam no País explorando e retirando todo o lucro possível de lá. Nos dias de hoje a estratégia dos Estados Unidos mudou, talvez por um motivo de ‘’Richa’’ devido aos atentados terroristas que ocorreram no País anos atrás como o ataque as Torres Gêmeas e ao Pentágono, os E.U. A lutam todos os dias matando milhares de pessoas a cada ano. Por isso na minha opinião a ocupação Estado Unidense no Afeganistão é completamente errada e deve finalizar.

Matheus Marques - 9º C

Anônimo disse...

Nathan Valeriano Guimarães 9° ano D

No ano de 2001, Os Estados Unidos da América , invadiu o Afeganistão com o pretexto de que Osama Bin Laden(tido como responsável do atentado contra as torres gêmeas e o pentágono) estaria escondido por lá e sendo apoiado pelo país.
Na minha opinião essa invasão é totalmente ilegal e desnecessária, quem garante que Osama estava lá???Ele poderia estar escondido por qualquer país do Oriente médio ou até mesmo na Rússia. Outro ponto que se pode levar em conta é que tanto Afeganistão quanto outros países próximos a ele são ricos em petróleo o que certamente despertou o interesse dos E.U.A., que além de extrair petróleo no país o usaria como ponte de invasão e dominação a outros países vizinhos como Irã.

Anônimo disse...

Marcela Maia Resende 9ºB

A invasão do Afeganistão pelos E.U. A, a meu ver não é legítima.Hoje deve prevalecer a diplomacia onde o diálogo e a ajuda de outras nações para resolver as diversas questões deve estar em primeiro plano.
Penso que a guerra sacrifica os dois lados, sua manutenção é cara, e antes de tudo a perda de vidas de soldados de ambos os lados e inocentes do país atacado.

Anônimo disse...

Os EUA invadiu o Afeganistão achando que Osama Bin Laden estaria escondido lá, e sendo apoiado pelo país. A invasão é desnecessária, pois eles não sabia se realmente Osama Bin Laden estava lá no Afeganistão, e também um dos outros motivos da invasão é por causa da riqueza em petróleo, no qual os EUA ficaram interessados, e assim eles poderiam usar o Afeganistão como fonte para atacar outros países próximos, como o Irã.

Jordana Jubé - 9ºD

Anônimo disse...

Thiago de Almeida e Silva - 9º ano A

A ocupação do Afeganistão pelos EUA começou a patir do momento em que os norte americanos acusaram Bin Laden e a Al Qaeda de serem os responsáveis pelos ataques como o atentado as Torres Gêmeas e ao Pentágono, mas tudo isso para mim não é necessário como toda guerra, pois essa vontade de os EUA encontrar Osama Bin Laden, que segundo os norte americanos está escondido nessas áreas afegã, e de dominação de territórios gera a morte de várias pessoas inocentes e não consegue chegar em seu objetivo. Eles deveriam achar uma forma de resolver esse problema sem violência, de uma forma mais diplomática.

Anônimo disse...

KARINA BOTELHO 9º B

A oucupaçao dos EUA no territorio afegão, tem como um intuito de mostrar seu poder armado, interesses economicos, e "descontar" o atentado as TORRES GEMEAS EM 2001, com a desculpa(ao meu ver) de proucurar e "pegar" o Osama Binladen , que alegado pelos EUA como refugiado e protegido no Afeganistão!
Tenho como conclusão que essa ocupação é totalmente desnecessaria,apesar de estarem a procura de um terrorista não justifica a matança a vidas que não estavam envolvidas.

tats almeida disse...

Talita Almeida 9º ano "D"

A ocupaão no Afeganistão, não e legitima, os E.U.A.utilzaram um meio injusto e ilegal para invadir, falando que os afegãos obtiam armas e bombas perigosas para o mundo todo em seu país fazendo disso uma simples desculpa para invandir-lo. A invansão não e necessaria, a única coisa que os E.U.A. quer e ter um dos locais de grande tráfego de comercios em seu poder, para poder retirar lucros para si.

Unknown disse...

A ocupação do território afegão, para os estados unidenses é uma ocupação muitíssima importante pois eles querem encontrar Osama Bin Laden, o responsável por coisas terríveis principalmente pelo atentado as torres gêmeas em 11 de setembro de 2001. Depende do ponto de vista de cada um para definir se e legitima ou não, pois a ONU não apóia a Guerra, necessariamente depende do ponto de vista que esta levando em consideração. Para os Estados Unidos é necessário essa ocupação, pois assim, eles podem acabar com o talibam que e um grupo que apóia o Osama Bin Laden , e se e necessário essa ocupação para pelo menos tentar acabar com isso pois não sabemos se conseguiram acabar mesmo ,sou a favor! .
GABRIELLE GUIMARÃES 9ºB

Unknown disse...

Lettica Cristina Guimaraes Alla Araujo 9 ano D

Os E.U.A usou o pretexto da torre gemeas para atacar oa afeganistao, falando que os terrorista de la que atacaram, mas eu nao concordo, e sim concordo com a teoria da conspiracao, que o proprio E.U.A demoliu as torres gemeas, com bombas e tambem o aviao que era tudo uma farca, so para eles terem um motivo concreto para atacar o afeganistao, e pegar o petroleo que la tem. Bom essa e minha opiniao.

Anônimo disse...

Renato Rafael Del Grosso Filho 9ºc

A ocupação do Afeganistão pelo EUA é extremamente desnecessária. Os EUA dizem que estão protegendo o mundo de uma possível guerra entre os países do oriente médio que possuem bombas nucleares, porém os EUA devem levar em consideração que bomba nuclear já é uma tecnologia ultrapassada e que hoje em dia existem bombas com o poder de destruição muito maior do que essas. Os supostos terroristas na verdade são pessoas que querem ter um país livre, após o fim da URSS o Afeganistão poderia em fim ter a sua liberdade, porém outro país tenta domina-lo, para tomar as suas riquezas, no caso o petróleo. A ocupação não é legal porque os EUA matam milhares por ganância e esses que morrem são injustamente chamados de terroristas.

Anônimo disse...

Vitor Augusto Dib Martinho 9º ano C
A ocupação do Afeganistão pelos Eua,não é legítima, pois este país invadiu e dominou o afeganistão, usando de pretexto um ataque terrorista SUPOSTAMENTE feito pela Al Qaeda,à embaixadores norte-americanos. Essa dominação, praticamente sem provas e/ou explicações racionais se deu com o objetivo de demonstração de força, interesse militar e econômico. Os Estados Unidos, tentam justificar essa dominação, através do fato de estar sofrendo inúmeros ataques terroristas, como do 11 de setembro, a fim de se proteger deles. Porém, esses ataques chamados pelos EUA de terroristas, são apenas realizados com o simples objetivo de se ver livre de uma dominação que vem matando muitos inocentes e fazendo as pessoas sofrerem...
Enfim, a ocupação dos Eua no Afeganistão não é legítima e apesar de parecer necessária, não é. Os EUA coseguem nos influenciar de tal forma a pensar de maneira negativa em relãção ao Afeganistão.

Anônimo disse...

Taís de Souza Muller 9ºanoA
Não é legitima, porque os EUA estão usando um pretexto sem sentido para invadir o Afeganistão. Na verdade os EUA só querem invadir porque como sempre, eles vão sair lucrando dessa guerra, como o Afeganistão é uma grande passagem de armas e drogas e rico em petróleo, eles querem o domínio dessa área para terem fins lucrativos. E os EUA como a potência mais influenciadora do mundo tinha que dar o exemplo. Obama só está aumentando a guerra sem necessidade alguma.

Anônimo disse...

Bárbara Oliveira Silva 9° Ano D
Após o ataque terrorista ao World Trade Center, Osama bin Laden e seu grupo terrorista assumiram as responsabilidades do atentado. Então, o Afeganistão culpado de apoiar e encobrir bin Laden, passou a ser mal visto pelos EUA. O pai´s estadunidense, com os pretextos de combater o terrorismo, capturar bin Laden e "proteger o mundo" do perigo que a al Quaeda representa, além da desculpinha barata de proteger o povo afegão contra as maldades do Taliban, iniciou a Guerra ao terror no Afeganistão. Os EUA não acataram a determinação da Organização das Naçoes Unidas que não permitiu essa invasão, não aprovou essa "guerra ao terror". E para piorar tudo, essa invasão feita pelos EUA no território afegão nãotem cabimento, não é necessária e muito menos legal, pois não há nada que comprove que Osama bin Laden e sua organização terrorista realmente estejam no territorio afegão,(ele pode estar muito bem aproveitando sua riqueza no seu país de origem, a Arábia Saudita, ou fazendo um tour pelo mundo, tranquilo, "de boa" em qualquer parte do mundo,se é que ele está mesmo vivo), enquanto a população afegã sofre com o terror provocado pelas tropas estadunidenses. Homens, mulheres, idosos e crianças inocentes estão com a vida em risco, jogados à sorte de não serem baleados, terem sua casa e família explodidos por bombas ou confundidos com um terroristas. Os EUA, que dizem proteger o mundo dos terroristas e estar fazendo isso pelo bem da humanidade, estão tocando o terror, estão sendo os próprios terroristas, pois estão atacando uma maioria inocente: o povo afegão. Barack Obama, atual presidente dos EUA, iniciou seu mandato falando que ia acabar com essa invasão, o que ele fez? Só mandou mais uns milhares de soldados para lá. Mas é claro que isso de parar com essa invasão nao vai acontecer, por que os EUA é a maior potencia economica do mundo e ele só quer saber de lucrar, lucrar e lucrar mais, mesmo que para isso tenha que tirar de vez em quando uma "pedrinha" do seu sapato. Ele no caso está certamente interessado em ter controle sobre o Oriente Médio, que possui enormes jazidas de petróleo.

Tainá Boaventura 9º D disse...

Na visão estadunidense, o país apenas realiza a missão de ser o ‘herói’ diante do ‘vilão’, o Afeganistão.
Com o decorrer dos anos, após o ataque ao World Trade Center, o Afeganistão se tornou a nova ameaça pra todo o mundo, ou seja, os norte-americanos nos fazem ‘acreditar’ que a população afegã tem como objetivo bombardear grandes e importantes locais nos EUA, fazendo com que afete e abale a sociedade mundial.
Dia-a-dia percebemos que os EUA procura o ‘causador’ do ataque as torres gêmeas, Osama Bin Laden, apesar de não ser comprovado, o país norte-americano prejudica a população afegã com bombas, atentados, mortes, guerras, e tem como ‘desculpa’ estar protegendo o mundo de Bin Laden, sendo que não existem provas concretas que o terrorista afegão está escondido no pobre país.
O maior e o mais importante, o ‘cérebro’ do mundo, o país desenvolvido, o local agradável, onde praticamente dinheiro não é problema, os EUA tem a característica de ‘compor’ o mundo, ou seja, ele é o líder, ele é o centro, ele é a base, enfim, será que esse ‘maravilhoso’ país tem o direito de aterrorizar inocentes, provocar guerras inúteis e sem resultado, ficar com fama de ‘herói’ onde na verdade não existe parcialmente um ‘vilão’? Observando os noticiários, percebemos a falta de cabimento em relatar que o Afeganistão provoca a guerra, e faz com que prejudique o mundo. O presidente Barack Obama deveria ter vergonha ao falar que os EUA atua como apenas defensor da população, sendo que foram mandados cerca de 60 000 soldados para aterrorizar e matar milhares/milhões de pessoas inocentes no Afeganistão... O presidente atual, que prometeu tentar manter a paz mundial, está fazendo tudo ao contrario, isto é, Obama está aumentando e intensificando a terrível guerra de J. Bush.
Eu penso assim, mas o que será que pensa os EUA? Será que pensam no bem te todos, como relatam? Ou na realidade pensam apenas na mísera fama de herói diante os menores e os praticamente indefesos países? Os 60 000 soldados e pais de família, não foram lá passear, os EUA não é o melhor de todos, com suas atitudes, é apenas mais um...

Felipe Lemos Sales Costa (9 ano A) disse...

A ocupação americana no Afeganistão pelos E.U.A. na minha concepção é patética, ilegítima e covarde, porém para a ONU(Organização das Nações Unidas,que aprovou o deslocamento das tropas americanas,é legal e a ONU é basicamente comandada pelos E.U.A.(A invasão é idealizada pelos americanos).
Os Afegãos não querem a "ajuda" dos E.U.A. porém os temem, os Estados Unidos só é a maior potência militar do mundo,o Afeganistão não pode recusar essa falsa ajuda.Em uma concepção geral, todos os países tem problemas com guerrilhas (Ex as FARC na Colômbia) porém nenhum outro país tem muita riqueza mineral como o Afeganistão que chega a US$3 trilhões.
A Guerra onde participa os E.U.A. é apenas um massacre pois as armas da tal guerrilha é propriamente sucata dos Americanos vendida para o Afeganistão.E ainda dizem Guerra ao Terror, que terror?, uma comparação é como batalhar de arco e flecha contra armas de ponta, ai eu te pergunto...que terror?
Tudo Slogan, Americanos ( Bonzinhos) x Afeganistão ( Terroristas)

Anônimo disse...

Juliana Maria Madeira Araujo - 9º ano A

A ocupação dos EUA no Afeganistão não é legitima, pois os norte americanos se valeram de um pretexto cujo qual não se pode provar que é que o ataque terrorista a embaixadas norte americanas veio da Al Quaeda, para dominar o país e impor seu dominio. Após o ataque das torres gemeas a ocupação ficou ainda mais intensa. Os EUA alegam que estão tentando proteger o mundo de futuros ataques, será?

Anônimo disse...

Gabriel Paniago. 9º "D"

A ocupação dos Eua no Afeganistão no ponto de vista Norte Americano é legal pois os EUA tem como intenção acabar com o trafico de armas entre Afeganistão e Paquistão porém o contexto que eles usam para isso não é muito convencedor pois ele falam q estão nessa luta principalmente pois eles querem combater a Al Quarda e os Talibans com o motivo deles terem provocado o atentando terrorista contra os EUA.

Anônimo disse...

Gabriel Gomes De Carvalho 9B

Os enormes gastos,da "guerra ao terror " poderiam ser utilizados para outros fins.Ao lado das grandes tecnologias americanas temos um povo sofrido e que ate passa fome.
Uma guerra como essa, e inaceitavel no mundo atual, a vontade americana de se tornar a maior potencia do mundo , acabou gerando essa guerra.

Anônimo disse...

Julia Schetini 9ºD

A ocupação dos EUA no Afeganistão, pelo meu ponto de vista, é totalmente desnecessária. É uma guerra que não tem fundamentos, pois os EUA está atacando e invadindo um território que não é de posse americana e afirma que quer acabar com o terrorismo, sem ao menos perceber que quem está causando o terror são eles mesmos, com as guerras que estão provocando, e afirmam também que querem proteger os próprios afegãos dos Talibans, como se o Afeganistão não tivesse condições de se proteger, e além disso, acusam Osama Bin Laden de está escondido lá, e querem capturá-lo, pois acreditam que foi ele o responsável pelo atentado às Torres Gêmeas (World Trade Center) em 11 de setembro de 2001, porém não tem provas, e pode ser só mais uma desculpa para ocuparem o Afeganistão, pois o que os EUA realmente quer é o petróleo contido naquela região, o que equivale a bilhões de dólares, talvez até trilhões.

Isabela Fernandes 9°C disse...

Defendo a opinião de que nenhum tipo de invasão é legal. A invasão é um motivo para guerras e como se diz a propria palavra, se você vai ate um local e o toma, sendo que ele não é seu e sem algum mandato que coprove , vc está agindo ilegalmente. Logo, os EUA não tinham nenhuma permissao para invadir, ou seja, foi ilegal. Todos nós sabemos o verdadeiro motivo da invasão, e como se diz o Professor Xandão : " Entre países não existe amizade, existe interesse " , o interesse dos EUA, é de explorar economicamente o Afeganistão.

Anônimo disse...

João Gabriel F. de Aguiar 9 ano B

A ocupação dos EUA sobre o ponto de vista dos norte americano é pela riqueza em petroléo e pelo Osama Bin Laden que é lider da AL Qaeda e que e´ acusado de fazer atentado terrorista no EUA sobre as torres gemeas e o pentagono acontecido em 2001. De la para cá houve uma grande procura por osama bin laden , nao encontrado ate hoje. Causando grandes conflitos em entre o taliban e os soldados norte americanos , arruinando o territorio do Afeganistão.
A ocupação é legitima do ponto de vista dos EUA pois querem achar o terrorista que atacou o pais em 2001. M

Anônimo disse...

Luiza Macedon Ferreira 9º C
No dia 11 de setembro de 2001, os EUA sofreram o maior atentado terrorista de sua história, no Prédio do World Trade Center, supostamente comandado por Osama Bin Laden.
Desde então, os americanos generalizam que o Oriente Médio é um perigo para as demais nações.

Então EUA invadiram o Afeganistão com o propósito ( de deter o terrorismo ), porém o verdadeiro motivo foi o interesse no petróleo existente na região. Essa invasão foi ilegal, pois nenhuma nação tem o direito de invadir a outra.

Anônimo disse...

Luana Vitória de Macêdo Vieira 9ºano C

A invasão dos EUA ao Afeganistão é totalmente desnecessária, já que não vai levar a nada, apenas a mais violência.Os EUA deveriam retirar as tropas ao invés de acrescentar mais soldados e dar um exemplo melhor para o Mundo, e não querer apenas mostrar ser o mais forte e o melhor. Além da invasão ser ilegal, pois país algum tem o direito de invadir o outro.

Anônimo disse...

Lorena Passos Silva 9º ano C

A invasão é ilegal e totalmente desnecessária, o que tende a mostrar que os EUA não querem deixar o atentado às Torres Gêmeas barato,e não aceitam perder de modo algum.Só existe interesse no petróleo, e ao enviar mais soldados, ao invés de acabar com o terrorismo(o que eles realmente querem)só tendem a aumentar a violência. Como já disse o interesse é apenas econômico não havendo aliança entre os países.Ninguém tem provas de que realmente o ataque às Torres Gêmeas foi provocado por Osama Bin Laden, mas mesmo assim utilizam isso como pretexto à invasão.

Anônimo disse...

Gabriel Martins de Oliveira Gaião 9°ano D

Apos o ataque ao World Trade Center nos Estados Unidos, nao queriam deixar barato o que Osama Bin Laden fez entao declarou guerra ao afeganistao,mas isso esta sendo uma besteira pois so esta gerando mais violencia no mundo, e o EUA usou esse pretesto para que invadise o afeganistao ilegalmente, mais o que os americanos tem interece é no petróleo, e com isso so mandam mais e mais soldados, isso quer dizer que o terrorismo só aumenta, e os EUA so fazem isso para provar que nao aceita perder de qualquer maneira

Anônimo disse...

Maximiliano M B Carneiro 9°B

A ocupação norte-americana e justa pois, alem do Osama Bin Laden ter cometido o atentadado do 11 de setembro tornando-o o inimigo numero 1 do EUA, os norte-americanos estao atraz do petroleo que existe na quela região.

Geovanna Ferreira 9º C disse...

Na minha opiniao a invasao do EUA sobre o Afeganistao foi totalmente desnecessaria, pois como estudamos o ataque ao World Trade Center em 2001, o ataque ao Pentagono e a Pensilvania supostamente feito ou comandado por Osama Bin Laden foi o pretexto para que os EUA atacasse o Afeganistao e tambem os EUA tinha interesse tanto imperialista quanto interesse no petroleo.Entao acaba se tornando uma invasao ilegal sobre outra naçao.

Anônimo disse...

Fernanda Lica 9ºB

Em primeiro lugar, nenhuma invasão que trás tantas mortes e violência é legítima, sob quaisquer circunstâncias. Não interessa se os Estados Unidos invadiram o Afeganistão em busca de uma democratização para o país ou para perseguir o terrorista Osama Bin Laden, principal suspeito do ataque do 11 de setembro às Torres gêmeas. Sabemos que existem mais “detalhes” nessa história, como por exemplo, a garantia de que outro ataque não venha a acontecer, ou ainda, exploração de petróleo no país.
De toda forma a invasão é desnecessária e até desumana com a população que não tem para onde fugir. Esta, apenas nos revela o imperialismo de um país cheio de força bélica, que está pronto para passar por cima de quem se opor a ele e a sua dominação.

Anônimo disse...

Ianca Santos 9º A

O ataque que aconteceu nas torres gemeas nos EUA, foi um pretexto para o Estados Unidos bombardearem o Afeganistão, sendo que os EUA acusam eles pelos ataques, e na verdade ainda não se sabe bem quem causou esse ataque. Muitas pessoas dizem que podem ter sido até mesmo os EUA, para poderem invadir o Afeganistão. E outra coisa, não se sabe aonde o Osama Bin Laden está realmente, e mesmo assim eles preferiram uma "guerra" a ter que resolver tudo na "paz". Essa invasão não era necessaria, mas como os EUA acham que são "deuses", eles se vêm no direito de fazer o que quiserem com o resto do mundo, e acusando qualquer um para poder tirar vantagem dele. É claro que o Afeganistão não é nenhum "santo", eles podem sim ter atingido os EUA, mas mesmo assim, já que os norte-americanos são tão melhores assim, porque eles simplesmente não resolveram essa situação de forma civilizada. Além disso nós sabemos o histórico desse país, então toda vez que ele se vê prejudicado toma medidas drasticas e dão desculpas para poderem invadir o país. Na minha opinião acabam que eles que não gostaram do ataque, fazem a mesma coisa, é a mesma coisa de dizer " olha o sujo falando do mal lavado". Dessa forma não se resolve nada e acaba gerando mais brigas e discordias entre os paises.

Anônimo disse...

Camila Martines 9°B

A ocupação dos E.U.A no Afeganistão só está causando mais mortes e mais estragos nos dois países, isso só ocorre devido Osama Bin Laden assumir a culpa pelo os atentados do dia 11 de setembro, uma guerra no qual nem mesmo os soldados acreditam que vão vencer, então o presidente manda mais pessoas para uma morte certa.

Anônimo disse...

Lucas Ribeiro 9ºB

Na minha opinião a invasao no Afeganistão pode ser por um lado necessario e por outro desnecessario,pois os EUA esta atras de Osama Bin Laden que é seu inimigo numero 1 e responsavel pelo atentado do 11 de setembro,pois alem de querer pegar Osama os EUA n quer deixar barato e mostra suas forças. Mas os EUA nao quer so capturar Osama,a interesses por tras disso como um ponto estrategico para ficar perto dos paises que tem petroleo,e se os EUA construirem oleodutos pelo sul, passando pelo Afeganistão e Paquistão,assim EUA aumenta seu poder sobre os países que irão usar sua energia tais como Paquistão e India.
Pode até ser verdade que o ataque ao Afeganistão foi uum guerra para acabar com o terrorismo e proteger a cidadania americana.
Mas vale ressaltar essa realidade da política petrolífera e os intereses imperialistas.

Caroline Zvicker da Silva - 9º ano B disse...

O ataque dos EUA ao Afeganistão é totalmente errado, pois apesar de os membros da Al Qaeda causarem os atentados de 11 de setembro de 2001, os EUA só estão causando mais morte e destruição pra pessoas que as vezes, podem não ter nada a ver com a guerra, mas acreditar na própria religião e naqueles que também a seguem.

Anônimo disse...

João Paulo dos Santos Marques Vieira 9ºA

Os EUA usam como desculpa o ataque as Torres Gêmeas, e dizem que o Osama bin Laden está no Afeganistão, sendo desnecessária essa invasão. Com essa desculpa, querem reconstruir a nação e instaurar a democracia no país, para que no futuro os EUA tirem aproveito disso como sempre.

Anônimo disse...

Anna Scolaro - 9º ano B

Na minha opinião,é desnecessario,mas os EUA considera necessario, para que eles possam achar o Osama Bin Laden. Mesmo assim, eles acabam matando milhares de afegãos inocentes e milhares de militares,que dão sua vida pelo seu país, e acabam morrendo procurando um terrorista que não é visto a 9 anos.
Eu acho que as tropas deveriam ser retiradas, porque os ataques afegãos contra os EUA só ocorrem como forma de proteção, e uma forma de mostrar para os EUA que eles também tem como causar `estragos` no outro país.

Anônimo disse...

Antes do atentado das torres gemea o afeganistao e os estados unidos eram aliados, depois eram viram inimigos mortais pois o Osama bin laden assumiu a culpa, mas ele desapareceu e ninguem sabe onde ele esta, mas os EUA bombardeou o afeganistao só de vingança, dizendo q o Osama Bin Laden e o seu grupo e um pergigo , um mal pro mundo!Com isso conclui q essa invasao dos Estados unidos e totalmente desnecesária pois ele so deixou milhares de mortos, entre ele pessoas de todas as idades,"a proocura de Bin Laden" e deixou o afeganistao mais podre
Laura Dias 9°D

Anônimo disse...

Os EUA usaram o atentado as torres gêmeas como pretexto pra invadir para pegar o petróleo do Afeganistão não foi uma atitude legal isso, sem provas de que os afegãos atacarão as torres isso tem mais a ver com a economia do petróleo que aparentemente é o objetivo da invasão.
Gustavo Sorienni 9ºC

Anônimo disse...

A invasão dos EUA no afeganistão e literalmente uma grande estrategia para ocupar países visinhos que possuem reservas de petroleo , que e o grande interesse dos EUA no orienti medio , porém alegam que estão invadindo para asegurar a segurança daquele povo contra os "terroristas"
Felipe Frugoni 9ºC

Anônimo disse...

Natáia Nogueira Guardiano 9 ano C

O Afeganistão fez um ataque terrorista contra o EUA de forma desnecessária e com vingança.Foi um atentado onde dois aviões bateram nas torres gêmeas , matou muitas pessoas e inclusive as pessoas que tinham dentro do avião , o Afeganistão sequestrou o avião que fez o atentado e todas as pessoas que estavam no avião morreu .
Enquanto as torres caiam o Afeganistão comemorava , fazia festa.Isso confirma cada vez mais que foi uma vingança e de propósito .
O Engenheiro que fez o projeto fala que as torres não cairiam só com o avião , pois tinha uma estrutura de ferro bastante forte , mas outras pessoas falam que somente o avião seria o suficiente .
Pessoas que estavam dentro do prédio acenavam para pedir ajuda , mas o prédio veio abaixo , e outras tentavam pular de alturas bem altas e acabaram morrendo também , mas era o desespero delas.
Os EUA ficou por muito tempo abalado , e até hoje eles lembram de como aquele dia foi horroroso , eles nunca vão esquecer que o dia 11 de Setembro e um dia te terror para os Estadunidenses .
Natália Nogueira Guardiano 9 ano C

Anônimo disse...

Mariella Leite - 9ºC

A invasão do Afeganistão, na minha opinião foi uma estrategia dos EUA para aproveitarem das riquezas do oriente medio, assim vingando do atentado de 11 de setembro provocado por membros da Al Qaeda. Cada vez mais essa "luta" pra ser o "melhor do mundo" vai aumentando e assim destruindo milhares de familias e aumentando a rivalidade entre esses países. Essa rivalidade nao tem fundamento algum. Os EUA querem sempre estar 'por cima', ser o mais rico e nao assumem a consciencia de que uma guerra é uma verdadeira tragedia. Há vitimas que inocentes, e as famílias acabam revoltando com o pais rival, aumentando mais o ódio. Cada país tem seus recursos e devem ser explorados por pessoas nascidas nele! Não é justo uma potência mundial querer tirar de um país o que ele tem de mais precioso, mesmo sendo um opositor, não é necessario uma guerra. o imperialismo norte americano ja passou da hora se chegar ao fim!

Anônimo disse...

Giovanna Pires 9º D

A ocupação norte americana não é legitima, e a ocupação é totalmente desnecessária, porém visando o modo de pensar americano talvez seja porque ao invadir o território afegão os EUA poderão conseguir alguns de seus objetivos, afinal o afegão é uma excelente zona estratégica o seu país vizinho é um grande produtor de petróleo.

Anônimo disse...

Lara Danyela Mota 9ºD
A acupação dos EUA , realmente não é precisa , por apenas zonas estratégicas afegãs ! é desnecessária tambem , pois na tentativa de dominar , os estados unidos acabou com grandes prejuízos , entre eles , mortes . São desculpas não legitimas , pois Osama Binladem pode estar escondido em qualquer outro lugar ! Alguns pretextos tambem vem sendo utilizados , como o imperialismo norte americano !

Anônimo disse...

Luiza Coutinho 9ºA
A ocupação dos EUA no Afeganistão é ilegítima e totalmente desnecessária revelando um certo desprezo em relação a outros países. Os EUA tendo interesse em dominar territórios para gerar aumento econômico,necessitava de um pretexto para atacar o território afegão, como sempre usaram de umas das suas melhores armas, a mídia, ganhando assim autorização até mesmo da ONU e invadindo territórios como heróis e não como os vilões que no caso, são. A possibilidade de Osama estar escondido é a mesma para todos países próximos, contudo era necessário culpar alguém para mostrar que não há impunidade no "solo" americano, e por que não o Afeganistão um território rico, enfim fica clara a ilegalidade do ataque, onde EUA sai impune e é visto como um justiceiro que só quer a paz o que todos sabemos não é verdade.

Anônimo disse...

Lucas Emanuel Limoeiro Cauvilla. 9ºC

A ocupação do Afeganistão pelos EUA não é legítima, e não é realmente necessária no ponto de vista que se relaciona sobre a segurança/paz mundial, ao qual os EUA se posicionam para justificar a sua invasão ao país.

Os EUA, usam como argumentos fatos como o Atentado das Torres Gemêas, que apesar da própria Al Qaeda ter se responsabilidade por ele, não se é comprovado a autenticidade deste ato e ainda existem teorias que mostram que o atentado pode ter sido planejado pelo próprio governo dos EUA.

Também usam como justificativa a busca por Osama Bin Laden, considerado como um risco a segurança mundial, podendo se afirmar na visão estadunidense como risco aos EUA; que como é atestado pelo governo dos EUA, é protegido pelo Afeganistão, tornando Osama Bin Landen um bode expiatório para justificar a "guerra contra o terror"; mostrando o Afeganistão como a única nação vilã de toda a história. Escondendo assim o seu verdadeiro objetivo que está profundamente ligado ao tráfico de ópio, que aumentou segundo dados das Nações Unidas após a invasão norte americana, apesar de o próprio presidente Bush ter afirmado que os EUA eram o principal apoiante de uma grande iniciativa para livrar o Afeganistão do ópio; e ligada também as riquezas petrolíferas, que são atualmente muito lucrativas no mercado mundial, ressaltando que a invasão teve inicio no governo de Bush, e a família do próprio presidente é ligada à negócios petrolíferos; e que ainda é continuada pelo atual presidente Barack Obama, que agora se justifica dizendo que eliminar terroristas que amedrontam; sendo que ao fazer isso ele acaba prejudicando o próprio povo afegão, que agora vive em meio à uma guerra que acabou sendo piorada pela intervenção continua dos EUA, criando apenas mais conflitos violentos no país e não lutando contra a "Guerra ao Terror", como o EUA diz estar fazendo.
Conclui-se logo que o verdadeiro interesse dos EUA no Afeganistão, que é puramente o lucro em cima deste país e se proteger de um "terrorismo" colocando e influenciando todos os outros países, através de uma massa de meios de comunicação para julgarmos o Afeganistão como o culpado de toda essa guerra.

Anônimo disse...

GABRIELLA STARNECK 9°B
A ocupação dos EUA no Afeganistão, para eles é necessária, pois após o ataque terroristA de 11 de setmbro os Estados Unidos ACUSARAM Osama Bin Laden, por isso eles atacaram alegando que o Osama estava encondido lá, por isso bombardearam as montanhas onde eles diriam estar escondido este terrorista. Mas na verdade sabemos que não é bem assim, pois os Estados Unidos não tinham provas que o culpado desse atentado era o Osama.

Anônimo disse...

Renata Lopes Branco de Araujo- 9ºB
NA minha opiniao, este conflito é inutil, nao tem fundamento algum, ninguem sairá ganhando, a perseguição exagerada provocada pelos EUA não tem nenhum interesse alem do lucro próprio, que causa destruição e discordia no país aterrorizado, assim como Osaba Bin Laden fez com os EUA, ao atacar com aviões alguns pontos inportantes estadunidenses, completamente sem nexo algum, pois só fez comecar uma imensa guerra entre os dois paises, que um dia, era aliados.
Isto deve acabar, algum dia haverá paz?

Anônimo disse...

Amanda Karoline, 9°B


A ocupação dos EUA no Afeganistão é totalmente ilegal, pois mesmo que este tenha recebido ataques terroristas, não é pretexto para ocupar o Afeganistão. Nenhum outro país deve fazer invasão de outra democracia, outra república, que dita as próprias leis. Porém, como atual "potência" mundial, os EUA fazem questão de ocupar outros territórios, em busca de mais poder e "adquirindo" as riquezas mundiais, intrometendo a toda hora nas questões políticas de outros países, crises e problemas que estes enfrentam, sempre tratando de interferir. Portanto, o Afeganistão é ocupado para garantir os interesses dos EUA.

Anônimo disse...

Isabela Cabral de Morais 9° ano B
A ocupação norte-americana no Afeganistão não é legítima e muito menos necessária. O ataque às Torres Gêmeas, realmente foi algo que abalou a população estadunidense e com certeza não foi uma atitude correta por parte dos afegãos, mas eles só fizeram isso, pois já estavam recebendo ameaças dos Estados Unidos, mas um erro não justifica o outro, não é correto declarar Guerra ao Terror. Na minha opinião, os americanos usam a justificativa de estarem combatendo os terroristas só para entrarem no Afeganistão e explorarem seu petróleo.

Anônimo disse...

Bettina Pena Machado 9º B

A ocupação dos E.U.A. no Afeganistão não é legítima, alem de desnecessária.
Os Estados Unidos ocuparam o Afeganistão por dois principais motivos obscuros e que não são divugados e são escondidos pela disculpa de que o país esconde o líder da Al Qaeda, terrorista mais procurado pelos americanos acusado e vários atentados terroristas no país principalmente o ataque as torres gêmeas no dia 11 de setembro de 2001. O primeiro motivo é que o a alta produção de ópio que ocorre no Afeganistão. Os Estados Unidos usam tal recurso contra inimigos políticos como a URSS.
O segundo motivo é o petróleo, por ter muitos recursos petrolíferos, os Estados Unidos instala bases no país dizendo querer acabar com o terrorismo no país, que eles consideram ser grupos chamados de 'talibãns', e dessas bases instalam petroleiros. Ou seja não é necessario a ocupação no Afeganistão.

Anônimo disse...

Yanka victoria Barreiros 9ºc
o ataque norte americano no afeganistão foi desnecessario , se os estadunidense quiseram demonstrar suas forças e que são os melhores do mundo , fizeram foi aumentar o odio da maioria das familias do oriente medio e do resto do mundo os EUA esta apenas continuando com o imperialismo , querendo explorar os recursos que o país oferece e aumentar a quantidade de terra e dominio de povos.

Os EUA, usam como argumentos fatos como o Atentado das Torres Gemêas, que apesar da própria Al Qaeda ter se responsabilidade por ele, não se é comprovado a autenticidade deste ato e ainda existem teorias que mostram que o atentado pode ter sido planejado pelo próprio governo dos EUA.
;*

Anônimo disse...

Hádria Amorim 9ºB
A ocupação americana no Afeganistão é desnecessária, pois eles só estão causando a morte de milhares de pessoas e ficando no prejuízo financeiramente por desgastar parte do seu exército.
Osama bin Laden assumiu a culpa do atentado no World Trade Center em setembro de 2001, e é dele que o EUA está a procura. A guerra entre americanos e o Taliban parece não ter fim. Antes os maiores aliados, agora os maiores inimigos.

Anônimo disse...

A Segunda Guerra do Afeganistão da história contemporânea opôs inicialmente, de outubro a novembro de 2001, os Estados Unidos, com a contribuição militar da organização armada muçulmana Aliança do Norte e de outros países ocidentais (Reino Unido, França, Canadá e outros), ao regime talibã. A invasão do Afeganistão, liderada pelos Estados Unidos, teve início em 7 de outubro de 2001, à revelia das Nações Unidas, que não autorizaram a invasão do país. O objetivo declarado da invasão era encontrar Osama bin Laden e outros líderes da Al-Qaeda, destruir toda a organização e remover do poder o regime talibã, que alegadamente lhe dera apoio.
A invasão marca o início da guerra contra o terrorismo, declarada pelo governo Bush, após os atentados de 11 de setembro. A Aliança do Norte - grupo armado adversário dos talibãs - forneceu a maior parte das forças terrestres, enquanto os Estados Unidos e a OTAN ofereceram, na fase inicial, o apoio tático, aéreo e de apoio logístico.
Na segunda fase, após a recaptura de Cabul, as tropas ocidentais aumentaram a sua presença a nível local. Nos EUA, a guerra é também conhecida pelo nome militar de "Operação Liberdade Duradoura". Segundo a Doutrina Bush, não há distinção entre a Al-Qaeda e as nações que a abrigam.
Duas operações militares no Afeganistão procuraram estabelecer controle sobre o país. A "Operação Liberdade Duradoura" (Operação Enduring Freedom - OEF) é uma operação que envolve Estados Unidos luta contra a coalizão e de alguns parceiros que operam principalmente no leste e sul do país, ao longo das fronteiras com o Paquistão. Cerca de 28.300 tropas da OEF são dos EUA. A segunda operação é a Força Internacional de Assistência para Segurança (ISAF), inicialmente criada pelo Conselho de Segurança da ONU no final de Dezembro de 2001 para garantir Cabul e seus arredores. A OTAN assumiu o controle da ISAF em 2003. Até Dezembro de 2008, a ISAF possuía cerca de 51.350 soldados de 41 países, com os membros da OTAN proporcionam o núcleo da força. Os Estados Unidos têm cerca de 19.950 tropas na ISAF.
O ataque inicial removeu o Taliban do poder, mas as forças talibãs recuperaram sua força.
A guerra tem sido menos bem sucedida na consecução do objetivo de restringir o movimento al-Qaeda.

Obama utiliza os mesmos argumentos de Bush para manter a guerra: ela seria uma “guerra justa” contra o “terrorismo”. O novo presidente prometeu “destruir, desmantelar e derrotar a Al Qaeda e seus aliados extremistas”, incluindo os talibãs. Outro argumento para justificar a ocupação militar, também utilizado por Bush, seria a necessidade de impedir um novo regime reacionário e repressivo do Talibã. Destaca-se a repressão contra as mulheres, a obrigação do uso da “burka”, a proibição de que estudem etc.

No entanto, oito anos após a invasão do país, os fatos mostram que esses argumentos não são mais do que pretextos. A situação mudou sim, mas para pior. A ocupação produziu bombardeios constantes que atingem indiscriminadamente a população e já mataram dezenas de milhares de civis. O regime político, agora supostamente “democrático”, está baseado na corrupção, na fraude eleitoral, na violência e, sobretudo, nas tropas de ocupação. A situação de atraso do país, que gera a violência contra a mulher, não mudou. Hoje, se mantém inclusive o uso da “burka”.

Eliminados esses pretextos, fica claro que o verdadeiro motivo para a ocupação militar foi a necessidade dos EUA de controlar um país estratégico para toda a região porque se encontra entre o Irã, as repúblicas da Ásia Central (que faziam parte da ex-URSS) e o Paquistão. Essa guerra também teve a ver com o petróleo, já que um de seus objetivos era permitir a construção de um oleoduto que levaria a produção dos países da Ásia Central, através do Afeganistão, diretamente aos portos paquistaneses, sem depender do transporte pela Rússia. É cada vez mais difícil para o imperialismo defender que é “uma guerra justa”. Mas o pior para ele é sua situação no terreno militar e político.

Ítallo Philiphe-9º ano A

Anônimo disse...

Ítallo Philiphe-9º ano A
Os números falam por si mesmos. As tropas dos EUA ocupam o Afeganistão há oito anos, um período quase 50% mais longo do que a participação do país nas duas Guerras Mundiais. No entanto, após todo esse tempo, o Talibã (deposto no momento da invasão, em 2001) mantém uma atividade guerrilheira permanente em quase todo o país.

Segundo o centro de estudos britânico International Council on Security and Development (O Estado de São Paulo, 11/09/2009), o Talibã atua em 97% do território.

Em 80%, a presença de insurgentes seria permanente. Essa porcentagem vem crescendo rapidamente: de acordo com o mesmo estudo, em novembro de 2007, era de 54% e em 2008, de 72%. Um mapa realizado pelo instituto mostra que quase a metade do país está sob o controle do Talibã ou sob risco de seus ataques. Nos últimos meses, os insurgentes aumentaram seus ataques no norte do país, uma região até então considerada “pacífica”. As baixas norte-americanas e dos países da Otan vêm crescendo constantemente e, neste ano, atingiram seu número mais alto. As tropas de ocupação controlam só a região da capital, Kabul, mas não conseguem evitar ataques como o atentado com bomba em frente ao quartel geral da Otan que matou sete pessoas.

No entanto, a situação militar de uma guerra não pode ser explicada senão pela situação política da qual a guerra é “a continuação por outros meios”. É neste terreno que os problemas do imperialismo são mais graves. Uma comparação com a guerra do Iraque, onde as tropas dos EUA já se retiraram das cidades e programaram sua saída definitiva para 2011, mostra que o panorama no Afeganistão é tremendamente difícil para o imperialismo norte-americano.

No Iraque, os EUA entregaram o controle do aparelho estatal à burguesia xiita, setor que é maioria no país, aliado aos curdos, que controlam a região norte. Esses setores aceitaram formar um governo fantoche manipulado pelos EUA, que assumiu a reconstrução do exército e da polícia para que pudessem reprimir a resistência. Mas, neste caso, o governo fantoche baseou-se no antigo aparelho estatal, relativamente moderno e construído com o dinheiro do petróleo.

No Afeganistão, o aparelho estatal e a própria infraestrutura são quase inexistentes devido ao atraso do país, as dificuldades geográficas e os quase trinta anos de guerras permanentes, desde a invasão da ex-União Soviética. Inclusive o próprio exército afegão, a mais importante instituição de qualquer Estado, não passa de um “rejunte” dos exércitos dos “senhores da guerra” que controlam as principais etnias do país.

No Iraque, os EUA puderam usar uma parte dos imensos recursos petrolíferos do país para comprar os “serviços” da burguesia xiita e curda. Chegaram inclusive a pagar 60 milhões de dólares mensais para que as milícias da insurgência sunita pudessem funcionar, mas abandonando os ataques às tropas imperialistas.

No Afeganistão, não existe petróleo. O ópio, vindo das plantações de papoula, é o principal produto de exportação, com um valor estimado de 5 bilhões de dólares anuais. O país produz 93% da matéria prima para a fabricação da heroína mundial.

Ainda que o imperialismo utilize frequentemente as drogas como uma arma política, neste caso existe um grande risco. Ao contrário das fontes produtoras de petróleo, não se pode controlar as plantações de papola, sobretudo nas regiões mais conflitivas. Por isso, o dinheiro da droga é uma das principais fontes de financiamento do Talibã. A província de Helmand, com forte presença deles, produz 70% do ópio afegão.

Ademais, o narcotráfico se infiltra diretamente no aparelho de estado fantoche. Um dos principais traficantes do país é Walid Karzai, irmão do atual presidente, Hamid Karzai. Neste aspecto, a situação no Afeganistão se parece cada vez mais com o Vietnã na década de 1960: os principais traficantes do país, Nguyen Thieu e Can Ky, chegaram a ser presidente e vice-presidente, respectivamente, do governo fantoche do Vietnã do Sul.

Anônimo disse...

Obama utiliza os mesmos argumentos de Bush para manter a guerra: ela seria uma “guerra justa” contra o “terrorismo”. O novo presidente prometeu “destruir, desmantelar e derrotar a Al Qaeda e seus aliados extremistas”, incluindo os talibãs. Outro argumento para justificar a ocupação militar, também utilizado por Bush, seria a necessidade de impedir um novo regime reacionário e repressivo do Talibã. Destaca-se a repressão contra as mulheres, a obrigação do uso da “burka”, a proibição de que estudem etc.

No entanto, oito anos após a invasão do país, os fatos mostram que esses argumentos não são mais do que pretextos. A situação mudou sim, mas para pior. A ocupação produziu bombardeios constantes que atingem indiscriminadamente a população e já mataram dezenas de milhares de civis. O regime político, agora supostamente “democrático”, está baseado na corrupção, na fraude eleitoral, na violência e, sobretudo, nas tropas de ocupação. A situação de atraso do país, que gera a violência contra a mulher, não mudou. Hoje, se mantém inclusive o uso da “burka”.

Eliminados esses pretextos, fica claro que o verdadeiro motivo para a ocupação militar foi a necessidade dos EUA de controlar um país estratégico para toda a região porque se encontra entre o Irã, as repúblicas da Ásia Central (que faziam parte da ex-URSS) e o Paquistão. Essa guerra também teve a ver com o petróleo, já que um de seus objetivos era permitir a construção de um oleoduto que levaria a produção dos países da Ásia Central, através do Afeganistão, diretamente aos portos paquistaneses, sem depender do transporte pela Rússia. É cada vez mais difícil para o imperialismo defender que é “uma guerra justa”. Mas o pior para ele é sua situação no terreno militar e político.

Anônimo disse...

A ocupação do Afeganistão não é uma coisa legal pois a ocupação dos E.U.A se deve graças ao petróleo que o Oriente médio possui,Os Norte americanos(E.U.A)só estão lá para cassar o terrorista Osama Bin Laden , só que logico é apenas uma desculpa.Osama Bin Laden era muito amigo dos E.U.A.
Leonardo Azeredo 9º A

João Guilherme 9º D disse...

João Guilherme 9º ano D

A guerra do Afeganistão não e legitima pois foi baseada em falsas acusações, ela não era necessária mas o E.U.A o fez para satisfazer suas necessidades de imperialistas, por interesse em suas riquezas naturais .

Marianne 9 A disse...

Marianne Pimenta Naves 9 ano A

Na minha opinião e ilegal que os EUA invade o Afeganistão, pois eles so invadiram por interesse em lucrar com o petróleo que existi na região. Eles também procuram por Osama Bin Laden, o principal suspeito aos ataques terroristas nos EUA.

Anônimo disse...

Mateus Naves 9ºano "A"

A guerra do afeganistão nao é legítima, pois quando as embaixadas norte-americanas no quenia e na tanzania sofreram ataques terroristas, os EUA acusaram Osama Bin Laden sem nenhuma prova de ser o autor do ataque terrosrista. Os EUA retrucaram bombardeando o afeganistao. Isto nao foi realmente necessario, pois nao haviam provas necessarias para os EUA acusarem o Osama Bin Laden de ter atacado as embaixadas norte-americanas.

Anônimo disse...

A ocupação do Afeganistão não é legitima, e não tem fundamento, pois o EUA com a desculpa de capturar Osama Bin Laden, e livrar os afegãos do governo Taliban, querem apenas conseguir petróleo, e lucros em geral, assim aumentar cada vez mais sua economia.
Michelle Beltramini 9°D

Laís Auad 9º C disse...

Barack Obama disse que o objetivo da invasão no Afeganistão é " eliminar os terroristas que nos amedrontam", prometendo derrotar, destruir a Al Qaeda. Outro motivo da ocupaçao foi o medo de outro regime se espandir pelos países.
A ocupação trouxe vários prejuízos para o Afeganistão, que apesar de ser um país pobre, depois de tantos conflitos,bombardeios, mortes de pessoas inocentes, suas condições pioraram.
Porém, na minha opinião, o verdadeiro motivo de ocupação é controlar um país estratégico e construir oleodutos, pois o país é rico em petróleo, fornecendo aos países da Ásia sem depender do transporte pela Rússia.

Joao pedro 9D disse...

a invasao do afeganistao so foi realmente aprovado por causa de acusaçoes falsas e diversas e atravez da alienaçao da consepisao sobre quem um terroris.na minha opiniao a invasao do afeganistao foi so para melhorar a economia dos Estados Unidos.na minha opiniao quem e o verdeiro terroris e os EUA pois ele que botam o terro nos paises mais fracos como por ezemplo o grande porrete.e esse paises como o afeganistao so sao determinados como terroristas por e praticamente os EUA que manda na ONU

Jéssica Gontijo Machado - 9º ano A disse...

A ocupação doas EUA no Afeganistão não é legitima. O atentado de 11 de setembro de 2001 foi utilizado como pretexto dos EUA para ocuparem o território afegão, já que Osama Bin Laden, líder da Al Qaeda, promoveu o atentado no World Trade Center e já tinha recebido um treinamento de elite no território norte-americano. A ocupação dos EUA no território afegão tem promovido guerrilhas, e a população inocente estão tentando fugir da guerra, com isso ocorre a fuga em massa dos afegãos que não querem participar das guerras vivem em campos de refugiados que tem condições precárias. Vale ressaltar também que os EUA podem estar no território devido sua localização, faz fronteiras com os principais produtores de petróleo no mundo, e a economia norte-americana depende dessas regiões.
Na minha opinião a ocupação norte-americana no Afeganistão é desnecessária pois só promove conflitos na região e os EUA não sabe se Osama está realmente se refugiando no Afeganistão, pois não há nenhuma fonte que confirma onde Bin Laden está se refugiando.

Anônimo disse...

A guerra dos EUA contra o Afeganistão nao tem fundamento ao certo pois a suposiçao é que Osama Bin Laden esteja ali, mas nao há nenhuma fonte confiável que posso asegurar que essa seja a verdade. Para os EUA pode ate ser questao de orgulho pois atingiram justamente as torres gêmeas que era motivo de orgulho para a nação americana, entao aproveitaram desse momento para que mesmo tendo sofrido um atentado terrorista para sairem com vantagem em alguma coisa, que no caso seria a ocupação do territorio afegão, para entao dominarem os povos vizinhos que possuem riquezas como o petróleo.
Lígia Araújo Luiz. 9°ano 'A'

Anônimo disse...

Lucas Pellaquim Barros. 9°ano C

A guerra entre os EUA e o Afeganistão, é em primeiro lugar imoral e um grande exemplo da falta de ética no mundo.
Os norte americanos afirmam, sem a menor sombra de dúvida, que os afegãos são os responsáveis pelo ataque à embaixada dos EUA.
Alguns anos se passaram e em 11 de setembro de 2001, as torres gêmeas, localizadas em Nova Iorque, foram atingidas por dois dos quatro aviões supostamente sequestrados por terroristas. O terceiro atingiu o Pentágono e o último foi encontrado na Pensilvânia.
O inimigo número 1 dos EUA passava a ser o principal suspeito, Osama bin Laden.
Esta é a teoria criada pelos estadunidenses, no entanto não há provas de nada. Por isso não acredito que seja legítimo.

Anônimo disse...

A invasao dos EUA no Afeganistão foi desnecessária, onde os EUA usou como pretexo o a acusação de que Osama Bin Laden teve participação no ataque as torres gêmeas e ao pentágono. Os EUA afirmaram que Osama estava escondido no Afeganistão e ainda acusou o país de acobertar terroristas. Não podemos esquecer que os países vizinhos do Afeganistão são ricos em petróleo e isso pode ser uma das causas dos EUA ter invadido o Afeganistão apenas por interesse.
Bárbara Grassmann Reis
9º ano D

Anônimo disse...

Leonardo Rangel Soriano Roque 9ºAno C

A invasao dos EUA foi desnecessaria e ilegal, pois na verdade eles só queriam mesmo era se vingar pelo atentado as torres gemeas, pois se eles realmente quisecem acabar com a guerra e o terrorismo eles iriam retirar suas tropas do Afeganistao só que ao inves disse eles só fizeram foi mandar mais tropas para la, pois eles nao aceitavam perder nada.

Anônimo disse...

Ana Luíza 9º C

A ocupação do EUA no Afeganistão não é legítima e não tem fundamento pois o EUA ao invadir o Afeganistão,usou o pretexto de um ataque terrorista SUPOSTAMENTE feito pela Al Qaeda aos embaixadores estadunidenses. Essa invasão sem provas ou explicações concretas teve como objetivo/finalidade demonstrar força e interesse militar/econômico....Os Estados Unidos tentam justificar essa invasão,pelos ataques terroristas sofridos,como o ataque ao Pentágono,o ataque de 11 de Setembro ao World Trade Center ou Torres Gêmeas.Enquanto os afegãs sofrem com o terror provocado pelas tropas americaanas,muitas crianças,idosos e adultos tentam sobreviver,ou seja, não serem baleados,ou atacados por homens/objetos bombas..Barack Obama ao assumir a presidência dos EUA,havia afirmado que iria retirar as tropas do Afeganistão,porem ele fez o contrário,enviou mais tropas para o seu país,continuar sendo a maior potência econômica mundial.

Anônimo disse...

O motivo da invasão dos EUA no Afeganistão é legal pois soldados e agentes da CIA tentam capturar Osama bin Laden o inimigo número 1 dos EUA e terrorista do atentado de 11 de setembro .Sim a invasão é realmente necessária mas não de uma forma tão violenta ,a invasão é necessária para tentar capturar o Osama bin Laden .
Maria Clara Rezende -9°ano C

Gabriel disse...

Gabriel Pereira Faria 9 A
Na minha opinião a ocupação do Afeganistão é ilegítima, pois a sua justificativa é fundamentada apenas em suposições de que o líder da Al Qaeda Osama Bin Laden se abriga lá e por isso, o país que der apoio a um grupo terrorista também é considerado terrorista, então os EUA simplesmente se acharam no direito de invadí-lo como bem entendesse e nos dias atuais promovem essa Guerra ao Terror que não gerou nenhum resultado senão o terror vivido pelas muitas famílias civis inocentes sacrificadas em vão, por um homem que sequer sabemos se está vivo...
Essa "Guerra ao Terror" não passa de um pretexto para controlar esse país que é um importante ponto estratégico para se ter um certo controle da produção de petróleo que, apesar de o Afeganistão não produzir muito, está próximo a grandes exploradores desse recurso.

Anônimo disse...

Giovanna Schuh 9° D
Para os estadunidenses a invasão do Afeganistão foi essencial porque eles estavam atraz de Osama Bin Laden para casá-lo e prende-lo, pois seria ele o responsável pelo ataque das Torres Gemeas. Mas ainda existem algumas teorias de que caçar e prender Osama Bin Laden seja apenas uma ''desculpa'' para poder dominar o país por exercer grande quantidade de petróleo, assim como o Irã e o Iraque estavam interessados

Pedro Henrique disse...

Pedro Henrique Ferreira 9°B

A invasão dos EUA não é legitima, pois eles na verdade não querem instaurar a paz mundial com a democracia e/ou procurar seu inimigo, Osama Bin Laden, e sim apenas tem interesse nos recursos petrolíferos daquela região do Oriente Médio principalmente o Irã e Iraque.

Gabriel Rodrigues de Oliveira Abreu 9ºC disse...

Se pensarmos como as vitimas desta guerra:
Afeganistão(Guerrilheiros e civis):
Minha familia esta morrendo,por suicido(homens bomba) ou porque os EUA os mata,e tudo isso porque ficamos próximos a grandes produtores de petróleo e ainda usam de pretexto o Bin laden,que já deve ter morrido.

Estadunidense(Soldado):Porque estou nesta guerra,e meus companheiros estão morrendo,jamais seria por apenas um homem(Osama Bin laden),eu quero voltar pra casa e sair deste terror

Estadunidense(que mora nos EUA):Porque o governo manda meus amigos,familia pra guerra no afeganistão?Pra morrerem?

Pessoa que lucra com a guerra:
Espero que essa guerra nunca acabe.


Logo:Analisando pelo modo de pensar das pessoas que vivem na/ou tem laços com a guerra,é convicto dizer que essa ocupação norte americana é inlegal,pois não tem maiores motivos do que guerrear em terra que não é dele,contra o talibã e com a disculpa de achar Osama Bin laden.Mais como se ve os reais motivos sao os paises proximos.

Lucas Pereira Magalhães 9ºB disse...

Os Estados Unidos consideravam a invasão do Afeganistão 100% nesessaria devido a sede de vingança deles em pegar e prender Osama Bin Laden que foi o responsavel pelo ataque das torres gemeas. Os EUA usam como desculpa para atacar o Taliban o fato de eles acharem que o Afeganistão está protegendo e escondendo Osama Bin Laden. Mas a gueera é a pior opção para qualquer solução porem os EUA nao consseguem enchergar isso por serem tão autoritaristas.

Anônimo disse...

O único interesse dos EUA de invadir o Afeganistão é por motivos econômicos , que por sua vez , poderá invadir outros países também , no caso Iraque , que é muito rico em petróleo. Outro motivo pode ser político também , porque os EUA acusa Osama Bin Laden de comandar os ataques terroristas que aconteceram em seu pais, nas torres gêmeas , no Pentágono e na Pensilvânia.
Essa guerra é sem fundamento , pois os Estados Unidos só ira ganhar algum benefício com isso no futuro, talvez mais territórios.
Mas eu ainda acredito que o objetivo primordial dos EUA é de encontra Saddan Hussen e Osama Bin Laden os maiores terroristas.
Karen Marcela Dos Santos 9°A

Anônimo disse...

Felipe Indio do Brasil 9ºA

A invasão não é legitima, pois se eles estiverem invadindo o afeganistão para se vingar do atentado às Torres Gêmeas do World Trade Center, já basta, pois eles ja mataram muito, muito mais afegãos do que morreram americanos no dia 11/09/2001.
Esta "Guerra do Terror" é apenas uma desculpa para explorar as zonas petrolíferas do Afeganistão.
E o pior é que tudo isto é jogado em cima da desculpa de que estão atrás de Osama Bin Laden, um homem que nem sabem se está morto ou neste país.

Anônimo disse...

A invasao dos EUA não é legitima, pios ñ passa de apenas interesse em varios recursos como o petroleo; e não pra intalrar a paz e nem "ajudar" o país. E tambem ha o fato dos EUA estarem atras de Osama Bin Laden e de gupos terroristas q sao seu inimigos. enfim , isso ñ passa de mais um jogo de interesses como os EUA vem feito a muito tempo, des de a primeira guerra mundial, onde so visa o seu lado e seus beneficios .

Jéssica Marques - 9° ano A

Anônimo disse...

O ataque terrorista as Torres Gêmeas foi usado pelos EUA como uma "desculpa", pois assim eles invadiriam e dominariam o Afeganistão, dizendo que o objetivo era reconstruir a nação e também colocar em prática a democracia no país. Mas um dos grandes problemas são os conflitos internos e também os conflitos externos, dentre eles os conflitos são como por exemplo o EUA para com o Afeganistão , A URSS...Muitas pessoas veem o Afeganistão como o novo Vietnã , ou seja, um conflito totalmente sem sentido,mesmo que eles achem que Osama Bin Laden esteje se escondendo por alí, não me convence de que realmente é um motivo a ser avaliado como cabível, pois a sua "estadia" ali não é confirmada. Creio que tudo isso não se passa novamente como um pretexto pra os EUA tentarem tiram proveito da situação e sair por cima como sempre ! É um absurdo !

Gabriela Wander - 9°A

Unknown disse...

Sarah Mikelly 9º ano D


A ocupação do Afeganistão pelos EUA não é legítima nem necessária, pois esta se baseia em objetivos claramente econômicos dos EUA (e OTAN), e não realmente em um combate ao terrorismo, como o declarado pelos norte-americanos, que com certeza seria necessária não só no Afeganistão mas no mundo todo.
Os Estados Unidos usaram os ataques terroristas de 11 de setembro de 2001 somente como pretexto para satisfazer seus interesses na área do Afeganistão-Paquistão-Iraque, o que lhe renderia as grandes reservas de petróleo e gás natural e rotas de escoamento de tais presentes nesta área, certamente estratégica.
Portanto, a atual Guerra do Afeganistão e Guerra ao Terror e consequente ocupação do afeganistão pelos EUA só é necessária mesmo pra atender aos interesses deste último, em uma área de grande importância estratégica.A Guerra na verdade só aumenta o terror e não é utilizada para o bem, como por exemplo para combater as violações aos Direitos Humanos frequentes no Afeganistão. É clarevidente que os EUA não querem só mesmo encontrar Osama Bin Laden (acusado como comandante dos ataques de 11 de setembro) procurando-o somente no Afeganistão e nem combater o terror somente aumentando-o e combatendo-o onde não existe.

Anônimo disse...

A invasao dos EUA não é legitima, pios ñ passa de apenas interesse em varios recursos como o petroleo; e não pra intalrar a paz e nem "ajudar" o país.Esta "Guerra do Terror" é apenas uma desculpa para explorar as zonas petrolíferas do Afeganistão.
E o pior é que tudo isto é jogado em cima da desculpa de que estão atrás de Osama Bin Laden, um homem que nem sabem se está morto ou neste país.

Andressa Rocha 9ºA

Alexandre Linhares Melo disse...

EncerradoEncerradoEncerradoEncerradoEncerradoEncerradoEncerradoEncerradoEncerradoEncerradoEncerradoEncerradoEncerradoEncerradoEncerrado