Museus devem ecoar cultura...
Povo sem cultura é povo sem identidade, sem raiz...
O Museu Nacional, o mais antigo do Brasil, com um dos maiores acervos de história, antropologia e ciências do mundo, pegou fogo. A instituição fundada há 200 anos não resistiu a décadas de orçamento apertado e descaso administrativo.
Embora museu evoque a ideia de algo antigo, uma instituição capaz de congelar o tempo, o Museu Nacional era vivo. Muito conhecimento era produzido ali todo dia.
Museu é o espaço de conexão entre ciência, cultura e sociedade, tendo como papel informar e educar por meio de exposições permanentes, atividades recreativas, multimídias, teatro, vídeo e laboratórios.
Espaço de despertar a curiosidade, estimulando a reflexão e o debate, promovendo a cidadania, colaborando para a sustentabilidade das transformações culturais estando ao longo do tempo auxiliando para a formação cultural em nosso país, intensificando saberes inerentes as construções do desenvolvimento humano ao longo do traçado histórico
Não há nada pior para um grande museu do que a indiferença. As instituições precisam de visitantes, de gente que se interesse por elas, que mostre aos governos que, sim, muitas pessoas se importam com essas organizações.
Museus evocam o povo para conhecer, para pensar, para valorizar, para refletir... Um povo que não conhece o seu passado tem dificuldade de construir o seu futuro. Quem não sabe de onde veio, tem dificuldade de saber para onde vai.
Quem não valoriza seus antecessores terá dificuldade de valorizar seus sucessores.
Desinteresse, descaso, abandono... de nossos museus... Nelson Colás, diretor de Relações Institucionais da Feambra (Federação de Amigos de Museus do Brasil), ensina que uma das causas é a falta de hábito do brasileiro em frequentar esses locais. “Por sermos um país jovem, com uma grande miscigenação ética e educação patrimonial ainda tão precária, também existem aqueles que acham que só o que é novo é bom e interessante”, diz Colás. Outra é o desconhecimento sobre aquilo que está sendo exposto nestes locais também explica a baixa procura pelas intituições culturais.
Museus são importantes para a formação cultural do país, pois reconhecem as transformações da inteligência quando os expõe em seus eventos e salas, desvelando o que está aparentemente encoberto pela ignorância dos arrogantes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário