30 de julho de 2012

30 de julho de 1792 - "A Marselhesa" - 220 anos

   Hino nacional da França, "A Marselhesa" (em francês "La Marseillaise"). Composto pelo oficial Claude Joseph Rouget (1792) como canção revolucionária. A canção adquiriu grande popularidade durante a Revolução Francesa, especialmente entre as unidades do exército da mais antiga cidade da França, Marcelha (daí o nome "A Marselhesa").
   O título inicial/original de "A Marselhesa" era  "Canto de Guerra para o Exército do Reno" - deveria ser um estímulo para encorajar os soldados no combate de fronteira, na região do rio Reno. A canção obteve sucesso imediato e em pouco tempo, por intermédio de viajantes.
   Em 1795, durante o porcesso revolucionário frances, foi instituída pela Convenção como hino nacional. Entretanto, Napoleão Bonaparte baniu "A Marselhesa" durante o Império, assim como Luís XVIII na segunda restauração, devido ao seu caráter revolucionário. A revolução de 1830 restabeleceu-lhe o status de hino nacional. Contudo, Napoleão III tornaria a banir a canção até que, em 1879, com a instauração da III República, a canção foi definitivamente confirmada como o hino nacional francês. Em 1944 uma circular do Ministério da Educação Francês recomendou cantar "A Marselhesa" nas escolas para celebrar a libertação (dos nazistas) e os mártires/heróis.

Nenhum comentário: