28 de janeiro de 2010

Sinosauropteryx...


   Pela primeira vez, uma equipe de cientistas conseguiu evidências físicas da cor existente em dinossauros. Por ser rapidamente decomposta, a pele dos animais não sobrevive para que, hoje, se pudesse afirmar com certeza a cor das criaturas que caminharam na Terra entre o Jurássico e o Cretáceo. A maioria dos retratos de dinossauros apresenta uma coloração baseada em estimativas, suposição e probabilidade.
   Pesquisa publicada na Nature descreve as primeiras provas concretas de cores em dinos, e também descreve os tons em pássaros primitivos – que, de acordo com as teorias mais aceitas, teriam evoluído a partir de dinossauros.
   Cientistas da Universidade de Bristol descobriram - analisando fósseis de 100 milhões anos - que o Sinosauropteryx  tinha precursores de penas em anéis alternadamente laranjas e brancos ao longo da cauda. Pela primeira vez, uma equipe conduziu neste tipo de vestígio um estudo de organelas específicas, responsáveis por carregar as cores nas estruturas das penas e cabelos de pássaros e mamíferos modernos.

Nenhum comentário: